Topo

Nova Lei de Incentivo à Cultura acirra a intimidação do setor

Combate Rock

24/04/2019 12h00

Marcelo Moreira

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

Diante das dificuldades imensas de articulação política e da falta de capacidade para administrar o país. o governo federal capitaneado por Jair Bolsonaro (PSL) intensifica os ataques contra um de seus principais inimigos – e, aparentemente, o mais vulnerável até aqui: a cultura (por tabela, o entretenimento, as artes e o conhecimento em geral).

As mudanças na Lei Rouanet, que agora é a Lei de Incentivo à Cultura, tenta corrigir, na visão equivocada do governo, o que considera desvio de finalidade e aplicação errada de recursos. Clique aqui para ler um resumo das mudanças na lei.

Tudo bem que não se poderia esperar coisa boa com o fim do Ministério da Cultura e a área sendo enfiada dentro de um Ministério de Cidadania comandada por uma fanática religiosa.

No entanto, destruir por medidas econômicas e financeiras um setor da economia que emprega mais do que a indústria automobilística?

O assunto continua sendo debatido de forma errada e em enviesada. Renúncia fiscal é confundida com desperdício de dinheiro e corrupção; artista e empresário de entretenimento que recorre ao artifício legal é chamado de corrupto e ladrão.

Aproveitando a desinformação pavorosa que toma conta de nossa sociedade nestes perigosos tempos, o jornalista Julio Maria, de "O Estado de S. Paulo", escreveu um importante texto que serve de guia e orientação para quem precisa saber como funcionava esse importante mecanismo de financiamento de eventos culturais.

O texto, publicado no site do Estadão, é relevante em um momento em que o presidente Bolsonaro, do alto de sua ignorância em vários assuntos, soltou mais um factoide que virou realidade: a limitação a R$ 1 milhão por projeto a perspectiva de renúncia fiscal e captação de recursos, um desastre de grandes proporções. Clique aqui e leia o texto de Julio Maria. 

Muita gente costuma dizer que ideologias de viés conservador, além de disseminar o ódio, espalha desinformação e erros gigantes.

No caso da finada Lei Rouanet, a coisa extrapola os limites ideológicos e descamba para uma pavorosa medida autoritária e destrutiva com o intuito de punir inimigos imaginários e supostos corruptos que nunca foram identificados – e sequer houve investigação para que os eventuais malfeitos fossem detectados.

Os piores pesadelos vomitados por Bolsonaro e seus apoiadores na campanha eleitoral do ano passado estão se tornando realidade muito rápido.

As mudanças na Lei Rouanet e no funcionamento da Ancine, órgão que trata de projetos audiovisuais com envolvimento (e verba) do governo, mostram que a guerra será pesada, à base da intimidação. Estejamos preparados porque vai piorar.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nova Lei de Incentivo à Cultura acirra a intimidação do setor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts