Topo

Alírio Netto, do Queen Extravaganza: 'Cantar o Queen no Brasil é um sonho'

Combate Rock

16/04/2019 07h00

Nelson Souza Lima – especial para o Combate Rock

Noo próximo dia 30 de maio o Espaço das Américas recebe para uma única apresentação o Queen Extravaganza. O projeto é mais do que um tributo: os caras interpretam fielmente todos os sucessos do Queen e tem as bênçãos e ajuda na produção de  Brian May e Roger Taylor, membros originais do cultuado grupo inglês.
Aliás, foram eles mesmos que criaram a banda, que é integrada por músicos de vários países – e atualmente o vocalista é o  brasileiro Alírio Netto.
Completam a formação os americanos Brian Gresh (guitarra) e Tyler Warren (bateria), o canadense François-Olivier Doyon (baixo) e o britânico Darren Reeves (teclados), todos grandes apreciadores do Queen. Vê-los tocar é muito próximo de estar diante de Freedie Mercury e companhia.
Para Alírio integrar o Queen Extravaganza é como estar num conto de fadas. "Fizemos mais de 50 shows pelo mundo e desde o primeiro dia me imaginei tocando no Brasil. Agradeço muito ao Manuel Poladian [produtor] por viabilizar essa tour e também a equipe do Queen por abrir essa possibilidade de vir ao país. O show está incrível e acho que tanto o público quanto a banda vão se divertir muito", diz o cantor.
Ele afirma que a emoção de ter recebido o convite para integrar o Extravaganza foi de felicidade por ter sua arte reconhecida por May e Taylor, ídolos desde sempre. "Quando o convite veio nem consegui acreditar. Quando encontrei o Brian May nos bastidores do show do Queen em Londres fizeram o convite oficial. Meu sentimento foi de felicidade e, ao mesmo tempo com os pés no chão, entender a magnitude do que estava por vir. É uma responsabilidade muita grande, mas me senti muito seguro para o desafio."
Para os fãs brasileiros que o apoiam e torcem por ele Alírio dá um recado. "Tenho recebido muito carinho de todos. Espero encontrar todos os amantes do Queen nesta tour. Muito obrigado pelo espaço e um abraço a todos", conclui o vocalista. No set list não devem faltar "Bohemian Rhapsody", "Another One Bites the Dust", "Crazy Little Things Called Love", "Under Pressure" e "Somebody to Love".

Alírio Netto com o Queen Extravaganza (FOTO: DIVULGAÇÃO)

As apresentações no Brasil devem ter um sabor especial pra você, Alírio. Qual a sensação de trazer esta turnê para nosso país?
Alírio Netto – Desde o começo dessa história com o QEX me sinto como em um conto de fadas. Fizemos mais de 50 shows pelo mundo e desde o primeiro dia me imaginei fazendo show no Brasil.
Bom, você é um dos grandes intérpretes do Queen. Fale como você se sentiu ao saber que ia integrar a banda. Claro que feliz, mas deve ter ido muito além disso.
AN- Quando o convite veio nem consegui acreditar. Depois me encontrei com o Brian May e o Jim Beach nos bastidores do show do Queen em Londres, onde eles oficialaizaram o convite. Meu sentimento foi de felicidade por ter minha arte reconhecida pelos meus ídolos e ao mesmo tempo com os pés no chão entender a magnitude do que estava por vir. É uma responsabilidade muito grande, mas me senti seguro para o desafio.
Quantos shows já fizeram até agora?
AN- Quase 60 shows. Nos EUA, Canadá e Europa.
Como foi o contato com Brian May e Roger Taylor. Você já conhecia os caras?
AN- Eles já me conheciam do musical "We Will Rock You" por que me escolheram para ser o protagonista. Só que meu contato no período do musical foi através de e-mail e vídeos. Quando fui a Londres eu os conheci. Em Las Vegas, quando fomos ensaiar a tour, eles nos acompanharam nos ensaios, nos direcionando. Tivemos um contato muito maior. Eles estavam sempre presentes na tour, às vezes via e-mail, às vezes indo aos shows.
O longa "Bohemian Rhapsody" foi um sucesso mundial, ganhou Oscars e lançou novas luzes na banda. Agradou os fãs antigos e ganhou novos. O que achou do filme?
AN – O filme é perfeito. Emocionante e faz juz a históira da banda. A música do Queen é atemporal e eu já imaginava que eles iriam conquistar uma nova geração de fãs. Essas músicas têm a capacidade de te conectar com sentimentos muito genuínos do ser humano e o filme mostra isso.
Com um repertório fantástico que o Queen tem, há alguma música especial que você gosta de cantar?
AN– Todas rssssssssssss. Acho que "Who wants to Live Forever" por ser um dueto de amor entre o Galileo e a Scaramouche que foi a personagem da minha esposa Livia Dabarian. (Eles atuaram no musical We will Rock You). "The Show Must Go On" é uma das minhas favoritas também. "Somebody to Love", "Love Of My Life", Enfim… todas.
A brodagem com os outros integrantes rola legal? Eles são tão fãs do Queen quanto você ou é mais aquela coisa de trampo?
AN- A estrada pode unir ou separar uma banda, mas nos tornamos muito amigos. Todo mundo joga pelo Queen. Eu sempre fui fanático pelo Queen. Tyler também. Os outros conheciam a obra do Queen, mas acredito que se tornaram tão fanáticos quanto eu depois de entrarem na banda. 
A banda segue para onde depois do Brasil? A Poladian gerencia o grupo só para shows no Brasil?
AN- Provavelmente teremos mais datas esse ano, ainda não sabemos onde nem quando. O Poladian está produzindo esta tour aqui no Brasil. Acredito que a parceria entre a Poladian e o Queen pode se repetir no futuro. Vamos torcer
SERVIÇO
Queen Extravaganza
Dia: 30 de maio  (quinta-feira)
Show: 22h00
Classificação: 14 anos
Local: Espaço das Américas
Endereço: Rua Tagipurú, 795 – Barra Funda
Call center Ingresso Rápido: (11) 4000-1139

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alírio Netto, do Queen Extravaganza: 'Cantar o Queen no Brasil é um sonho' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts