Topo

Fim de orquestras e fechamentos de teatros e museus: é isso que queremos?

Combate Rock

11/04/2019 07h00

Marcelo Moreira

Como temíamos, o recuo do governo estadual de São Paulo em relação aos cortes no Projeto Guri apenas foram uma cortina de fumaça na questão da redução do orçamento da área de cultura – 23%, ou algo em torno de R$ 148 milhões.

Se o governador João Doria (SP), diante da péssima repercussão, decidiu pela manutenção da atual estrutura do Projeto Guri, o mesmo não pode ser dito em relação à lista de impacto do corte na área da cultura, publicada no site do jornal "O Estado de S. Paulo" nesta quinta-feira, 4 de abril.

De acordo com o texto, os cortes vão inviabilizar a continuidade de orquestras sinfônicas e provocará o fechamento do Tehatro São Pedro, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, um dos patrimônios culturais do Brasil.

Museus terão seus horários reduzidos de exposição, assim como mostras e shows serão cancelados. Profissionais da área, como professores ou monitores, para não dizer curadores, serão demitidos e o atendimento à população nos programas culturais deverá ser reduzido ou extinto.

Desde o ano passado já vínhamos alertando sobre a cruzada conservadora contra a cultura, as artes e a educação. É gente obtusa e desprovida de bom senso, quando não de inteligência, que sente medo do contraditório e é incapaz de fazer uma gestão decente à frente de uma Secretaria de Cultura.

Em seu pouquíssimo tempo à frente da Prefeitura de São Paulo, João Doria demonstrou desprezo pela Cultura, a ponto de ordenar o confinamento da Virada Cultural em locais fechados para "não atrapalhar a população". O resultado foi um fracasso retumbante.

Os apoiadores de Doria e dessa onda abjeta conservadora acham que cultura é supérflua, além de ser uma fonte  constante de  oposição, protestos e contestação.

É gente despreparada para a democracia e incapaz de viver em uma sociedade pluralista e diversificada. É gente medrosa e com tamanha indigência intelectual que vomita coisas como "nazismo é uma ideologia de esquerda" e "não houve golpe militar em 1964", entre outras sandices.

Essa gente vai destruir a cultura no Brasil, com o apoio de parcela expressiva da população brasileira – dos inomináveis que votaram nos inomináveis governos conservadores esdrúxulos que estão promovendo esse desmonte das políticas públicas cultua e apoio às artes.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fim de orquestras e fechamentos de teatros e museus: é isso que queremos? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts