Topo

Greta Van Fleet até que vai bem ao vivo, mas é muito cópia do Led Zeppelin

Combate Rock

08/04/2019 06h48

Marcelo Moreira

Dois bons shows e a impressão que se tinha foi confirmada: Greta Van Fleet não se esforça nem um pouco para disfarçar que copia demais o Led Zeppelin.

Não é ruim, soa agradável no palco e a guitarra dá o tom, mostrando muita qualidade na execução, mas toda a gritaria em torno da banda como possível "salvação" do rock não se justifica.

Os quatro garotos "caipiras" aprenderam direitinho a emular o som setentista do Led e ralaram bastante nos palcos para transmitir uma sensação de segurança em seu rock vigoroso e de arena. Foram bem no Lollapalooza Brasil, no autódromo de Interlagos, mas não tem como não perceber a cada dez segundos: é Led Zeppelin demais.

Em um festival com pegada alternativa e disperso com tantas atrações diversas, é natural que o rock acabe soterrado na avalanche de atrações. Tem sido assim nas edições nacionais do Lolla, seguindo a tendência internacional de eventos difusos como esse – o Rock in Rio nas edições brasileiras e internacionais, por exemplo.

Portanto, saudemos que uma banda de rock genuína (bem, mais ou menos) tenha o destaque que o Greta Van Fleet. Para sorte ou azar do quarteto, a exposição que está tendo na atualidade o colocam na vanguarda dos sons que ainda valorizam a guitarra – por incrível que pareça. Mas é muito, mas muito Led Zeppelin.

A banda de hardcore/metacolre – ou seja lá qual seja o subgênero dele – Bring Me the Horizon foi considerada por muitos a atração mais pesada do festival.

Longe de ser metal, conseguiu fazer bastante baralho e agradou mesmo que não a conhecia. Ajudou a dar uma cara mais rock em meio a tanta coisa pop e eletrônica. E teve o mérito de não copiar descaradamente suas influências.

Lenny Kravitz foi aquela bola de segurança de sempre, um grande nome internacional, com quase 30 anos de carreira e um repertório de respeito misturando rock, soul, funk, blues e muito mais. Provavelmente fez o melhor show desta edição.

E ainda teve a banda inglesa The Struts, que aspira ser a nova The Darkness, mas ainda sem a consistência dessa ou do Def Leppard, por exemplo.

Deslocada em um festival quer não privilegiou a guitarra, a banda mandou bem, surpreendendo quem não a conhecia, mas merecia um pouco mais de atenção. os caras se esforçaram e foram bem, mas em nenhum momento podem ser considerados um destaque do festival.

Interpol e Snow Patrol são duas bandas transitam desde os anos 2000 entre o rock alternativo e o pop baseado em guitarras que ousou estourar mas que parou em algum momento no caminho.

A primeira banda deu a impressão de que seu momento já passou faz tempo, mas são muito competentes no palco. Já a segunda tem mais garra e presença em um palco de festival, além de ter um repertório muito melhor.

Kings of Leon, por sua vez, é um dos grandes nomes do rock da atualidade, ao lado do Rival Sons, certamente responsável por manter em evidência o gênero musical assolado por todos os lados.

No Lolla BR mostrou um som um pouco mais pesado do que o de costume e desfilou músicas importantes e fortes, mostrando muita qualidade. Para mim, foram melhores do que Arctic Monkeys, que foram competentes, mas não empolgaram tanto.

Entre as bandas brasileiras, Autoramas fez o que sempre faz: arregaçou as mangas e mandou ver, independentemente do horário ruim de sua apresentação, às 13h15. Para eles não há tempo ruim e fizeram rock muito bom.

Scalene e Carne Doce aproveitaram muito bem a oportunidade e mostram que o novo rock nacional (nem tão novo assim, na verdade) traz um sopro de vitalidade e alguma coisa de diferente para um subgênero em busca de um resgate das profundezas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Greta Van Fleet até que vai bem ao vivo, mas é muito cópia do Led Zeppelin - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts