Topo

Procon-sp recomenda suspensão imediata da cobrança de taxa de conveniência

Combate Rock

16/03/2019 12h00

Do site Roque Reverso

00

A Fundação Procon-SP informou que enviou nesta quinta-feira, 14 de março, notificação a 21 empresas que vendem ingressos pela internet com a recomendação para que elas suspendam imediatamente a cobrança da criticada taxa de conveniência. Segundo o órgão, que é vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, esta prática viola os artigos 39, Inciso V e 51, inciso IV, do Código de Defesa do Consumidor.

No entendimento da Fundação Procon-SP, a venda pela internet já oferece uma vantagem para o fornecedor.

Segundo o órgão, ela acontece na medida em que as empresas apresentam sua oferta a um universo muito maior de consumidores, a negociação torna mais célere e prática a venda e também potencializa o aumento de vendas e o lucro.

Na visão do Procon-SP, acrescentar uma segunda vantagem – a cobrança da taxa de conveniência – importaria numa vantagem excessiva ao fornecedor e ônus desnecessário ao consumidor, caracterizando cobrança abusiva.

No comunicado à imprensa, o Procon-SP destacou que sua posição fica reforçada agora pela decisão do dia 12 de março da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considerou ilegal a cobrança da taxa de conveniência na venda online de ingressos para shows e outros eventos.

O Procon-SP destacou que as empresas que não atenderem a esta recomendação poderão responder a processo administrativo nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

As empresas notificadas foram: T4F, Ingresso Rápido, Eventim, Regina Maria Mota – Fazeventos, Uhuu, Empresa Bras. de Com. de Ingressos, MC Leal Muniz – HDM Produções, Omelete, Ticketspay, Mundo, TIS, Novo Brasil, Box T, Total Player, Natureza Eventos, Raa – Up Eventos, R E C, TB Produtos e Serviços, FC Assessoria – Viagogo, Sympla e International Publicity – Interpub Eventos Ltda.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Procon-sp recomenda suspensão imediata da cobrança de taxa de conveniência - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts