Topo

Blues Brasil: Blues Etílicos ressurgem e Marcio Maresia brilha ao vivo

Combate Rock

15/03/2019 07h00

Marcelo Moreira

O profissionalismo é imenso, mas sempre temos a impressão de os integrantes do Blues Etílicos estão sempre se divertindo no palco e no estúdios. O último álbum, "Puro Malte", com odes à cerveja, exacerbaram essa característica.

"Foram tantos bons momentos em mais de 30 anos de carreira que não tem como fazer de cada show uma celebração", disse certa vez o gaitista Flávio Guimarães ao Combate Rock ao final de um grande show em São Bernardo, na Grande São Paulo.

Depois de um sumiço dos estúdios após "Puro Malte", que é de 2013 – em 2015 veio o CD ao vivo "30 Anos" -, os Blues Etílicos ressurgem com um EP em que o blues rock e as guitarras predominam.

"3000" tem cinco músicas e mostram uma banda afiada e descontraída. O peso predomina em "I Saw What I Mean" e "Back Door Man", com bons duelos de guitarra entre Otávio Rocha e Greg Wilson.

"3000" é mais uma carioquice da banda, ou seja, aquele tempero safado, sarcástico e irônico com letra em português tirando sarro e brincando com  as presepadas da vida, em uma divertida interpretação de Guimarães nos vocais. "Bulldog" é instrumental com cara de jam e uma gaita furiosa quem conduz a canção rápida e intensa.

Para encerrar, "Auto Suficiência" tem o clima de rock nacional oitentista, onde a gaita de Flávio Guimarães esgrime golpes certeiros com a guitarra de Rocha, tudo temperado por uma malemolência que lembra os bons momentos da carreira de Léo Jaime e uma pontinha de sacanagem de Tim Maia.

O EP estará em breve nas lojas virtuais e nos streamings da vida, e mais uma vez pode ser considerado uma celebração da qualidade de uma banda que resiste e que preza antes de tudo a diversão nos palcos e no estúdio.

O veterano cantor e gaitista Marcio Maresia, de Jundiaí (SP), é outro artista que não abre mão da diversão no palco. O CD/DVD "Viva Little Walter – Live at Sensorial Lab" injeta descontração e um clima de alto astral ao repertório de um músico extraordinário, Little Walter, um dos símbolos do blues clássico.

A ideia era fazer algo um pouco mais "intimista", mas com "energia", no estúdio Sensorial Lab, em Jundiaí. O público concordou, mas quis transformar o estúdio em um pub. Ficou bem legal.

Reverente e detalhista, Maresia recriou obras-primas do músico norte-americano e mostrou qualidades nos solos de gaita e nos duelos com o guitarrista Netto Rockfeller, um dos guitarristas mais conceituados do blues brasileiro.

"O Little Walter (L.W.) é uma grande referência para todos os gaitistas. Para mim foi um dos primeiros heróis da gaita. Suas músicas são diferentes e dinâmicas por isso quis fazer essa homenagem", declarou Maresia em entrevista ao site Acontece Jundiaí.

São 25 anos de carreira que não devem ser resumidos à homenagem a Little Walter, mas é esse CD ao vivo que, de certa forma, coroa uma trajetória respeitável.

"One More Chance With You" abre o trabalho e é um bom aperitivo para a sequência de pedradas, como "Nobody But You", "It's Too Late, Brother" e "Blue and Lonesome", esta regravada pelos Rolling Stones em 2016 no álbum de mesmo nome. Ouça também as boas interpretações de "Just Your Fool" e "Up the Line".

Marcio Marecia é um instrumentista talentoso que consegue dissecar clássicos da gaita blueseira e transformá-los. Assim com o feras como Ivan Marcio, Sergio Duarte, Joe Marhofer (The Headcutters) e Little Will, consegue imprimir a marca pessoal e estilo nas interpretações.

No caso de Little Walter, fica sempre aquela coisa "falta um pouco de sujeira e agressividade aqui e ali", dirão alguns mais rigorosos. Não se engane: a reverência ao trabalho do mestre da gaita é um dos pontos altos do trabalho mais recente do músico de Jundiaí.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Blues Brasil: Blues Etílicos ressurgem e Marcio Maresia brilha ao vivo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts