Topo

Rápido panorama do metal nacional - 24

Combate Rock

04/03/2019 07h09

Marcelo Moreira

– Hatematter – Por mais que todo artista integrante de banda diga que mudanças de formação "rejuvenescem" a carreira, o fato é que eles evitam as trocas ao máximo, já que dão muito trabalho. Quer dizer, evitam e esticam a corda até onde dá. A banda Hatematter passou por mudanças importantes de formação, algo que deu muito certo, por mais traumática que tenha sido a mudança. "Metaphor" é um grande disco, com uma música extrema feita com muita qualidade. As composições são ótimas, assim como os arranjos e as letras com motes futuristas e distópicos. E aqui, assim como tem sido recorrente em bandas brasileiras, temos de destacar o excepcional trabalho de guitarras, com timbres pesados e sombrios, como em "Revealing The Darkness". Trabalho ótimo.

– Krull – Veterano grupo de Itu (SP) é mais um saudosista dos pesados anos 80. E aqui saudosismo não é algo ruim, pois houve um resgate honesto do metal oitentista. Tudo foi feito com bastante competência e entusiasmo. Também não houve preocupação com inovação ou perfeição técnica, embora sejam bons músicos. Aqui a intenção era fazer algo bacana e divertido. O resultado é excelente no álbum "The Black Coast", misturando aquela sujeita típica da primeira metade dos anos 80 com letras épicas que lembram Manilla Road, Manowar e Cirith Ungol, entre outras referências.

– Damagewar – Thrash/death metal sem frescuras, direto e reto, sem rebuscamento. "Dead Skin Devourer" é um produto intenso, para ser consumido de forma rápida e furiosa. Lembra um pouco o MX, de Santo André, uma das grandes bandas brasileiras da atualidade. A violência sonora é temperada por passagens de guitarra que revelam técnica acima da m,édia, ams sem exageros. Altamente recomendável.

– Maria Fumaça – O nome da banda pode não ajudar muito, mas isso é compensado com um rock vigoroso em "Bala de Canhão", o EP de estreia. O grupo aposta em uma linha hard ao estilo Carro Bomba/Baranga, com, letras interessantes e boas sacadas. A música é divertida e descompromissada (no bom sentido), revelando uma banda promissora em seu primeiro trabalho.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rápido panorama do metal nacional - 24 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts