Topo

Obituário da semana: Mark Hollis, Tavito, Paulo Cavalcanti, Peter Tork...

Combate Rock

26/02/2019 20h14

Marcelo Moreira

Tavito Carvalho (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

Quando a semana começa com a necessidade de se prestar muitas homenagens é porque a coisa não anda muito boa. Na música e na crônica esportiva, foram dois dias bem tristes e de lembranças de gente importante que morreu.

O rock perdeu um músico importante nos anos 80. Mark Hollis, cantor, guitarrista e tecladista da banda inglesa Talk Talk, morreu aos 64 anos. A causa da morte não foi informada até o momento.

O Talk Talk chegou lançou cinco discos, assumindo plenamente a febre dos anos de 1980 pelos sintetizadores e se tornando referência do estilo art-pop, especialmente com seus três primeiros trabalhos: "The Party's Over" (1982), "It's My Life" (1984) e "The Colour of Spring" (1986). A banda se separou em 1992, após o lançamento dos seus dois últimos álbuns, "Spirit of Eden" (1988) e "Laughing Stock" (1991).

Também é bom lembrar que Peter Tork, multi-insstrumentista dos Monkees, banda pop dos anos 60, morreu no final da semana passada aos 77 anos de idade – a causa da morte também não foi informada.

No Brasil, um músico reverenciado por pelo menos duas gerações morreu nesta terça-feira, 26 de fevereiro. Tavito Carvalho tinha 71 anos em decorrência de um câncer no pescoço. Foi o compositor da música "Casa o Campo", ao lado de Zé Rodrix, e que ficou famosa na voz de Elis Regina, além de ser integrante do Clube da Esquina, em Minas Gerais.

No jornalismo cultural, um ataque cardíaco levou Paulo Cavalcanti, referência no rock e na música pop. Jornalista veterano, passou por diversas redações, entre elas Notícias Populares, Bizz e Rolling Stone Brasil, onde assinou vários textos da seção discoteca básica. O amigo  Bento Araújo, outro nome importante da imprensa musical, afirma que Cavalcanti era uma das maiores autoridades do país em rock dos anos 60, tanto no Brasil como no exterior.

Por fim, deixamos a nossa homenagem a um dos nomes mais importantes da crônica esportiva paulista. Roberto Avallone morreu aos 72 anos de idade em consequência de um ataque cardíaco. Polêmico e folclórico, também era considerado um dos maiores especialistas em futebol pelos colegas jornalistas que trabalharam com ele no Jornal da Tarde, na TV Gazeta, no SporTV e em outros veículos de comunicação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obituário da semana: Mark Hollis, Tavito, Paulo Cavalcanti, Peter Tork... - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts