Topo

UOL relembra como o Metal Open Air foi dos sonho às cinzas há 8 anos

Combate Rock

08/02/2019 16h55

No começo o sonho era grade – mapa do local do Metal Open Air e da suposta estrutura que seria oferecida (FOTO: REPRODUÇÃO)

Era bom demais para ser verdade: um festival de metal nos moldes europeus, com a chancela dos organizadores do Wacken Open Air, na Alemanha, inclusive usando o nome deste no começo da aventura.

E foi assim que o sonho começou nas mãos de empresários inexperientes e incompetentes para criar o Metal Open Air, aquele que seria o maior festival de heavy metal das Américas, comparável ao Rock in Rio.

O sonho era delirante demais em 2011: fazer um evento desses em São Luís, capital do Maranhão, uma cidade sem tradição de rock e longe dos principais circuitos do gênero – Belém e Manaus, na região Norte, mais bem estruturadas, quase não recebem shows internacionais de porte.

Como então viabilizar tal evento? Havia muitas perguntas e nenhuma resposta oito anos atrás, quando surgiram as principais notícias de que o Metal Open Air estava saindo do papel. Pior ainda quando nomes grandes do metal foram sendo anunciados e nenhuma informação a respeito do financiamento para tal empreitada.

Quando surgiu então a informação de que o governo do Estado do Maranhão, ainda sob domínio ou influência da família Sanrey, bancaria parte dos custos, os sinais de alerta soaram.

Enfim, era bom demais para ser verdade, e por isso o Combate Rock desconfiou desde o começo da viabilidade e do sucesso do Metal Open Air.

Se já era difícil trazer bandas para a América do Sul para quatro ou cinco shows em três capitais do Sul e mais Buenos Aires, como seria para levar 47, sendo metade estrangeiras, para uma cidade fora do circuito e sem tradição de rock – sempre lembrando que faz pouco tempo que Recife e Fortaleza passaram a receber shows internacionais de rock de porte.

A história da tragédia do Metal Open Air, um enorme fiasco, foi relembrada em interessante reportagem realizada pelo UOL Entretenimento nesta semana, ouvindo todos os lados, de consumidores lesados a artistas que não foram pagos, de organizadores que estão sendo acionados na Justiça a músicos que conseguiram, a duras penas, subir ao palco e tocar um pouquinho.

CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM "DA LAMA AO CAOS", DO UOL, FEITA POR LEONARDO RODRIGUES E EDITADA POR MARIANA TRAMONTINA.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

UOL relembra como o Metal Open Air foi dos sonho às cinzas há 8 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts