Topo

Pussy Riot toca no Brasil em abril

Combate Rock

08/02/2019 06h59

Marcelo Moreira

Quem ouve o nome Pussy Riot logo pensa em um coletivo feminista que costuma arrumar confusão em protestos pela Europa, notadamente na Rússia e na Ucrânia.

Isso é só uma parte da verdade, já que também é um nome de uma importante banda punk/hardcore formada por mulheres surgida em Moscou, capital russa.

A formação às vezes é mutante, já que eventualmente as meninas são presas nos protestos, sendo condenadas com uma celeridade impressionante pela Justiça do país do autocrata Vladimir Putin, o presidente onipotente e onipresente do país.

A fúria feminista poderá ser conferida no Brasil em breve no festival Garotas à Frente, no dia 20 de abril, em São Paulo.

Em fevereiro de 2012, cinco mulheres entraram com instrumentos e amplificadores na Catedral de Cristo Salvador, centro de Moscou, e fizeram uma oração punk, com a música "Virgem Maria, Tire o Putin do Poder".

Elas tocaram e cantaram por exatos 48 segundos, antes de serem arrastadas para fora e mandadas embora. Na mesma noite, subiram o vídeo da performance no Youtube, sob o nome Pussy Riot, e em poucas horas se tornaram inimigas número 1 da Igreja e do Estado.

Foram presas, julgadas e condenadas a dois anos de prisão por baderna e incitação ao ódio religioso. Mas também chamaram a atenção da mídia mundial, sendo alçadas ao status de maior grupo de arte performática da Rússia.

O festival Garotas à Frente, que conta também com apresentações de bandas nacionais, como a Sapataria, terá exposição de artes e workshops do Girls Rock Camp Brasil.

Na ocasião também será lançado o livro "Garotas à Frente", de Sarah Marcus, que conta a história do movimento Riot Grrrl nos Estados Unidos.

As Pussy Riot que foram presas em 2012 e soltas em 2014 não têm o hábito de se apresentarem juntas. Nessa turnê sul-americana, quem vem é Nadya Tolokonnikova, ao lado de outros membros do coletivo.

Segundo Nadya, o show conta com performances audiovisuais novas dedicadas a temas políticos, como a não quebra de patentes pela indústria farmacêutica e outros mundanos, como caspa.

"Nossa ideia é tentar imaginar como o punk irá soar e parecer em 2028, tempos de resistência digital, levante contra a disparidade financeira e movimentos de massa para salvar o planeta", diz a ativista.

SERVIÇO

Evento: https://www.facebook.com/events/285488125446518/
Data: 20 de abril de 2019
Horário: a partir das 16 horas
Local: Fabrique Club
Endereço, Rua Barra Funda, 1071 (Barra Funda – SP)
Ingressos online: R$ 80,00 (1º lote – promocional e estudante), R$ 100,00 (2º lote – promocional e estudante)
https://pixelticket.com.br/eventos/3119/festival-garotas-a-frente-pussy-riot
Censura: 12 anos

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pussy Riot toca no Brasil em abril - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts