Topo

Comentários esparsos: AC/DC, Rush, Black Sabbath, Deep Purple...

Combate Rock

02/02/2019 07h04

Marcelo Moreira

AC/DC em 2014, logo após a saída de Malcolm Young e a prisão de Phil Rudd: da esq. para a dir., Cliff Williams, Brian Johnson, Steve Young e Malcolm Young. Rudd está voltando (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– A boataria tem um fundo de verdade, ao que parece. O AC/DC está prestes a confirmar a reunião da formação mais duradoura (exceto pelo guitarrista Malcolm Young, morto em 2016). Segundo os músicos da banda Terrorizer, a confirmação teria partido do vocalista Brian Johnson, que conversou com eles em um aeroporto do Canadá. Johnson teria dito que estava de saco cheio de ter de esconder o que todos já sabiam. No ano passado, o vocalista teria sido flagrado por fotógrafos ao lado do baterista Phil Rudd em um estúdio em Vancouver, no oeste canadense. Para quem não se lembra, o AC/DC praticamente esfarelou ao final de sua última turnê, quando divulgou o álbum "Rock or Bust": Johnson se afastou supostamente por problemas auditivos (substituído por Axl Rose). Rudd saiu por conta de seus graves problemas com a Justiça da Nova Zelândia (foi acusado de assassinato), Malcolm estava definitivamente fora por conta de problemas de saúde e, finalmente, o baixista Cliff Williams tinha anunciado a sua aposentadoria. Segundo um programa de rádio californiano, o agora chefão Angus Young e o sobrinho Stevie, que substituiu Malcolm, receberam Williams, Johnson e Rudd de volta para gravar o novo disco, que pode ser o último da banda – que significa que novamente o baterista galês Chris Slade está fora do grupo. Seria um fim digno para um dos gigantes do rock, que caminhava para algo vexatório diante de tantos problemas.

– O workaholic Mike Portnoy, ex-baterista do Dream Theater e que atualmente integra vários projetos, não teve vergonha de enviar um e-mail para Alex Lifeson, ex-guitarrista do Rush, se oferecendo para tocar no lugar do mago Neil Peart, o baterista de mil braços. O Rush definitivamente encerrou as atividades, segundo declaração do baixista Geddy Lee dada no começo de 2018. O motivo foi a decisão de Peart de se aposentar. Portnoy afirmou em em vários veículos de comunicação que está mantendo conversas frequentes por e-mail com Lifeson, embora não tenha dado pistas sobre o teor das conversas. O ex-guitarrista do Rush não se pronunciou ainda sobre a questão. A pergunta que fica: será que era preciso que o monstro Portnoy, um dos grandes bateristas da história do rock, criasse tal factoide? Completamente desnecessário.

– Após o fim do Black Sabbath, o guitarrista Tony Iommi decidiu retomar o contato com um antigo amigo, que recentemente demonstrou certo ressentimento com  a falta de notícias do amigo. O cantor Tony Martin foi integrante do Black Sabbath entre 1987 e 1995, o período de vacas magras da banda, mas se tornou o vocalista que mais tempo integrou o conjunto depois de Ozzy Osbourne. Entretanto, não gostou da forma como as coisas ocorreram quando a formação original do Sabbath decidiu se reunir, em 1996: ficou sabendo pela imprensa e até hoje espera um "telefonema" de Iommi para informá-lo" sobre a questão. Em uma entrevista ao site Blabbermouth.net há dois anos, Martin reclamou que fazia praticamente 15 anos que não conversava com Iommi. Para que este, afinal, resolveu reparar esse "mal entendido" e procurou o cantor para retomar o contato. Segundo jornalistas ingleses, os dois têm se falado com frequência e especula-se que possam estar tramando uma colaboração para um futuro álbum. Martin é um ótimo cantor que ficou estigmatizado por ter feito parte da pior fase do Black Sabbath, embora os álbusn "The Eternal Idol" e "Headless Cross" sejam bons. Será que finalmente o cantor inglês terá o talento reconhecido, mesmo que tardiamente?

– Os caras não têm ambiente em casa. Só isso para explicar a mudança de planos do Deep Purple. A turnê de despedida deveria terminar neste mês de fevereiro – já havia se estendido de novembro passado para agora. Só que um sorridente Steve Morse, o guitarrista que entrou na banda no começo de 1996, deu uma declaração a vários sites norte-americanos que o grupo vai começar a gravar um novo álbum e prevê mais uma turnê mundial. Mas Ian Gillan, o vocalista de 73 anos, não tinha dito que não dava mais? Pois é, parece que vai dar. O legal é que os dois últimos álbuns da banda foram ótimos. Que mantenham o pique!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comentários esparsos: AC/DC, Rush, Black Sabbath, Deep Purple... - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts