Topo

Gabi Gonzalez e Hard Blues Trio: o melhor do blues com sotaque regional

Combate Rock

28/01/2019 06h55

Marcelo Moreira

Fé no blues e é na estrada com elas. Gabi Gonzalez e Dani Ela, do Hard Blues Trio, destacaram-se no ano passado dentro do gênero musical ajudando a dar ma cara diferente a um mundo ainda bastante dominado pelos homens.

Elas se juntam às irmãs Tatiana e Nina Pará (guitarra e bateria, respectivamente), à cantora Bia Marchese e às gaitistas Sarah Messias e Tiffany Harp, entre outras, a um clubinho que deve crescer ainda mais: ao das meninas que mergulham de cabeça no jazz e no blues.

Gabi Gonzalez é guitarrista e professora no Conservatório Souza Lima. Toca muito e tem uma habilidade peculiar para tocar blues e música regional brasileira.

"Com Elas" é o seu mais recente CD, lançado no ano passado pela Rock Company Records, do visionário e persistente Valmir Zuzzi.

Foi com a ajuda do Elas Quarteto, o qual ela integra, que ela gravou tudo com simplicidade e talento – completam o time a baterista Bianca Predieri, a baixista Gê Ruiz e a percussionista Roberta Kelly, que ainda convidaram a saxofonista Sintia Piccin e a baterista Priscila Brigante.

Totalmente instrumental e composto por Gabi, "Com Elas" teve como grande sacada a produção limpa e clara de Lucas Gatti, que respondeu ainda pela captação, mixagem e masterização.

Tem muito blues e rock, mas tudo misturado com ritmos brasileiros, o que confere um ar de "world music" ao trabalho. Gabi adora um fraseado jazzístico, aplicando duetos interessantes com Gê Ruiz, mas tem o cuidado de não atropelar ninguém. Ela é a estrela, mas dá espaço para todas brilharem.

"Com Elas no Groove" abre oCD de forma contagiante, com todas as meninas mostrando as suas credenciais. E uma jam session bacana, bem ensaiadinha (santa hipocrisia!), com a guitarra conduzindo toda a melodia em cima de um baixo ziguezagueante.

"Manaê" e "Da Chuva" já se embrenham nos rimos brasileiros e o quarteto se dá bem, mostrando destreza e qualidades técnicas elogiáveis.

O blues e o jazz dão as caras em "Com Calma, Lídia" e "Soutien no Abajour", esta a melhor do álbum, linhas variadas de guitarra e baixo e uma percussão contagiante e precisa. "Indo Para Camburi" tem uma levada mais bossa nova, com um trabalho muito bacana de guitarras e violões.

Gabi Gonzalez gravou provavelmente o trabalho de música instrumental mais instigante e interessante do Brasil no ano passado, ao lado do ótimo álbum "Quebra-Cabeça", do estupendo grupo Bixiga 70.

A gaúcha Dani Ela conseguiu melhorar o que já era muito bom. O Hard Blues Trio ganhou, e muito, com a entrada da baixista e vocalista de voz forte e rouca.

É inevitável não comparara, ao menos a essência, a banda com o trio norte-americano Trampled Under Foot, de Kansas City, formado pelos irmãos Schnebelen, sendo que Danielle é a baixista e vocalista de voz poderosa, transitando com maestria entre o blues e a soul music.

"Pé na Estrada" é o mais recente trabalho do trio gaúcho, que é completado pelo guitarrista Juliano Rosa e pelo baterista Alexandre Becker. Os três são músicos conceituados no blues sul-americano, com muito tempo de carreira e acompanhando músicos argentinos, chilenos, uruguaios e brasileiros.

Diferentemente do Trample Under Foot, o Hard Blues Trio busca um caminho intermediário entre o blues e o rock, sendo que Dani Ela aposta em um som mais grooveado e gorduroso para contrapor o som da guitarra cristalina e acelerada de Rosa.

O guitarrista, aliás, é adepto de fraseados precisos e econômicos, mas gosta de brilhar nos solos, uma característica dos mestres blueseiros sulistas do instrumento, como Fernando Noronha, Rodrigo Campagnolo, Sólon Fishbone, entre outros.

O álbum é muito gostoso de ouvir. Aqui e ali dá perceber influências de música regional gaúcha, o que dá uma distinção à sonoridade do trio.

Com uma produção simples e sem qualquer resquício de rebuscamento, Rosa e Dani conseguiram encontrar timbragens interessantes em seus instrumentos e fizeram um som diferente e mais moderno, como na faixa-título e em "Depois das Montanhas".

"Correndo com o Diabo" e "Cadeiras Vazias" são divertidas e são as que o baio ganha maior proeminência, se tornando quase como uma base guitarrística.

O blues rock dá as caras em duas faixas em inglês, "Growin' Up" e "Watch Your Step", mostrando que o trio também sabe soar mais pesado.

Nome forte no Sul, o Hard Blues Trio term agora a missão de reforçar a presença nas outras grandes cidades brasileiras. Certamente, é um nome que não pode faltar em festivais importantes de blues de Sõ Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais neste ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gabi Gonzalez e Hard Blues Trio: o melhor do blues com sotaque regional - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts