Topo

Jimmy Page, 75 anos: o músico que redefiniu o som pesado que tanto amamos

Combate Rock

07/01/2019 06h27

Marcelo Moreira

Page no auge do Led Zeppelin, na primeira metade dos anos 70 (FOTO: REPRODUÇÃO)

Todo músico, em algum momento, já se viu na situação calamitosa: de repente, às vésperas de cumprir compromissos, a banda inteira some ou deserta. O que fazer?

Simples: cria-se o Led Zeppelin. Foi isso que Jimmy Page fez em meados de 1968, quando os Yardbirds implodiram.

Ainda havia uma série de shows a serem realizados em junho, julho e setembro na Inglaterra e na Escandinávia, mas todo mundo sumiu após o último show da fatídica turnê norte-americana terminada em 30 de março daquele ano. Ele e o empresário Peter Grant estavam com um baita problema para resolver.

Sorte que Page era bem relacionado e um exímio gerente de pessoal, com olho clínico para reconhecer talentos e farejar boas oportunidades. E assim ele criou e moldou o Led Zeppelin, que estreou em setembro daquele ano na Dinamarca e na Suécia.

Difícil saber o quanto Page, que faz 75 anos de idade nesta semana, conseguiu compreendeu o que estava realizando no momento em que os Yardbirds desapareceram. Ele mesmo é contraditório ao comentar o fato.

A única coisa certa é que ele percebeu que tinha dinamite nas mãos quando os primeiros ensaios terminaram em sua casa flutuante no rio Tâmisa, próximo a Londres, no mês de agosto de 1968.

Jimmy Page era o astro que faltava ao rock inglês nos estertores da psicodelia inglesa, que migrava rapidamente para o hard rock e para um proto-heavy metal.

Conhecido de todo mundo por conta de seu exímio trabalho como músico de estúdio, conseguiu o apoio necessário para levar adiante, finalmente, o seu primeiro projeto como líder e chefão. Afinal, estava à beira de completar 25 anos de idade, tempo em que todos os contemporâneos já estavam famosos e ricos.

Led Zeppelin (Foto: Divulgação)

O que ninguém esperava era que criasse, ao lado do companheiro de Led Zeppelin, a avalanche sonora que definiria o rock pesado nas próximas décadas.

Page chega aos 75 anos de idade como a peça principal de um novo rock: visceral, intenso, sensual e explosivo, levando o blues às últimas consequências. Era rock muito pesado, algo que estava sendo expandido por Cream, The Who e Jimi Hendrix, mas nada tão demolidor quando o Led Zeppelin.

Ok, o Black Sabbath estava por surgir e o Deep Purple ainda estava redefinindo o seu som, mas esses dois adventos só iriam explodir de verdade em 1970, quando o Led já estava em seu terceiro disco e buscando novas sonoridades além do peso.

Pete Townshend, guitarrista do Who e amigo de longa data de Page, foi muito feliz ao definir a importância dele para o rock: "O Led Zeppelin estava pronto na cabeça desde sempre, cada detalhe, cada timbre. Os Yardbirds foram um ensaio, mas já era o Led Zeppelin. Page é um raro músico que tinha certeza do que queria desde sempre", disse em entre vista a uma revista inglesa nos anos 80.

Jimmy Page não é ´so um dos maiores guitarristas de todos os tempos. É um dos raros músicos e artistas que inauguram tendências, assim como Miles Davis, Elvis Presley, Jimi Hendrix Bill Haley, Michael Jacksn, Ike Turner, Tony Iommi, Muddy Waters e muitos outros. Esse tipo de artista define caminhos, aponta a estrada e arrebata uma legião de seguidores.

Aos 75 anos, Jimmy Page é um dos grandes responsáveis pelo som que tanto amamos e que tanto nos devotamos. Parabéns e obrigado, Jimmy…

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jimmy Page, 75 anos: o músico que redefiniu o som pesado que tanto amamos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts