Topo

Melhores álbuns de 2018 - Nacional (parte 1)

Maurício Gaia

04/01/2019 05h52

Equipe Combate Rock

Agora que fechamos o ano de 2018, fazemos nossa seleção de melhores lançamentos do ano. Esta primeira parte são os álbuns nacionais selecionados por Maurício Gaia. Nos próximos dias, teremos a lista de álbuns internacionais dele e tanto os nacionais como internacionais de Marcelo Moreira.

Maurício Gaia

Dois mil e dezoito foi um ano de muitos sustos, surpresas e decepções, mas com ótimos lançamentos musicais. Selecionei aqui alguns dos melhores álbuns dos ano. A idéia inicial era trazer apenas cinco, mas fui percebendo que as menções são várias (e importantes para compreender como foi o ano no mundo da música).

Canudos – Dorsal Atlântica

A veterana banda de heavy metal chegou em 2018 mandando ver na porrada. Um álbum contundente, muito adequado à situação política que o país vive, "Canudos" nos faz reviver a trágica epopéia de Antonio Conselheiro e seus seguidores, não deixando de traçar paralelos com o Brasil de hoje.

Vulcão – The Baggios

Já afirmei aqui neste Combate que a melhor maneira para definir o som do (agora) trio sergipano é como se o blues tivesse nascido no Rio São Francisco e Luiz Gonzaga fosse o John Lee Hooker do agreste. Neste álbum, a mistura fica mais poderosa, com incorporação de ritmos do norte da África e da Bahia. A incorporação definitiva do tecladista Rafael Ramos trouxe mais peso à formação e permite que a guitarra de Julio Andrade brilhe mais.

Tônus – Carne Doce

 

Uma das melhores bandas brasileiras do cenário atual, a goiana Carne Doce chega a seu terceiro álbum. Em "Tônus", encontramos uma banda criativa, trazendo climas mais introspectivos e sombrios que seus trabalhos anteriores, mas que apresenta uma evidente evolução artística.

Outono no Sudeste – Maurício Pereira

Sem lançamentos em disco desde 2014, com o álbum "Pra Onde que eu Tava Indo", Maurício Pereira nos traz em 2018 o excelente "Outono no Sudeste". Um arguto observador do cotidiano, Maurício é mestre em fazer com que fatos, muitas vezes banais, gerem canções gigantes.

Para Dias Ruins – Mahmundi

O álbum de estréia de Mahmundi foi lançado pelo selo StereoMono, dirigido por Carlos Eduardo Miranda. Não muito tempo após seu lançamento, o selo, que fazia parte do projeto Skol Music foi descontinuado, assim como os demais. Com isso, Mahmundi acabou assinando com a Universal Music e agora chega ao seu segundo álbum, o primeiro por uma major.

Mas isso não significa que ela tenha mudado sua trajetória ou feito concessões artísticas. O seu pop oitentista elegante continua intacto com boas soluções instrumentais e belas canções. Para quem cobra o sucesso imediato de Mahmundi, recomenda-se paciência, mas veja bem: outro dia, estava em um supermercado e, de repente, estava tocando "Outono", no sistema de som da loja.

Bluesman – Baco Exu do Blues

Se 2018 foi o ano do desastre da eleição de Jair Bolsonaro, também foi o ano de "Pantera Negra", "Infiltrado na Klan" e também de "Bluesman", o segundo álbum do rapper baiano Baco Exu do Blues. Um álbum que não foge de temas espinhosos, como segregação racial, opressão e o espaço que é ocupado pela população negra e o que lhe é destinado.

"Eu sou o primeiro ritmo a formar pretos ricos/O primeiro ritmo que tornou pretos livres..A partir de agora, considero tudo blues/O samba é blues, o rock é blues, o jazz é blues/O funk é blues, o soul é blues/Eu sou Exu do Blues".

Ainda é possível destacar outros lançamentos como os álbuns de estréia de Haynna e os Verdes (homônimo) e Ana Frango Elétrico ("Mormaço Queima"), além de "Ok Ok", de Gilberto Gil; "Deus É Mulher"; de Elza Soares; "A Pele do Futuro", de Gal Costa; "Jah-Van", de BiD;  "Agressão", do Black Pantera; "Cavala", de Maria Beraldo; "Amenidades", de Lê Almeida;  "Quebra-Cabeça", do Bixiga 70 e "Lição #2: Dorival", do Quartabê.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Melhores álbuns de 2018 - Nacional (parte 1) - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts