Topo

Metal brasileiro 2019: Tuatha de Danann, Lâmmia e Dr. Sin dão a largada

Combate Rock

19/12/2018 06h46

Marcelo Moreira

Tuatha de Dannan (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Por enquanto são apenas singles, mas dão uma amostra das boas coisas que vão surgir no rock presado brasileiro em 2019. E quem puxa a fila é a banda mineira Tuatha de Danann, que prepara um CD após anos de silêncio.

"The Tribes of Witching Souls", já disponibilizada no YouTube, é uma síntese do que a banda já fez em 20 anos de carreira. É uma música folk celta com guitarras pesadas, como encontramos no ótimo CD "Trova di Danú".

A produção é excelente, clara, dando a ênfase necessária ao timbre pesado e saturado da guitarra e colocando em destaque os instrumentos celtas, como as flautas e bandolins.

Bruno Maia, o vocalista, violonista e guitarrista, mais uma vez aqui faz um dueto com o amigo de longa data Martyn Walkyer, cantor inglês que liderou por muito tempo a excelente banda Skyclad.

"Fiquei muito feliz com o resultado, escutando a música percebo uma banda com um som renovado, com outro pique. Tudo está leve e bacana", afirma Maia, um dos pioneiros do celtic folk nacional.

Lâmmia (FOTO: FELIPE DINIZ/DIVULGAÇÃO)

O grupo carioca Lâmmia decidiu colocar mais peso no seu stoner rock em "Pulling the Chain". A produção acertou em estabelecer um "duelo" entre a voz de Carmen Cunha, excelente cantora, e a guitarra soturna de Dony Escobar.

Abraçando o metal, a banda encosta em nomes importantes do stoner europeu com vocais femininos, como Avatarium e Lucifer e a enxurradas de bandas gregas do estilo.

As pitadas de psicodelia, em alguns momentos, remetem a trabalhos de bandas alemãs, como Kadavar e Samsara Blues Experiment. O resultado é muito bom, aumentando a ansiedade pelo álbum que virá em breve.

O Dr. Sin está de volta após três anos de hiato, agora com Thiago Melo no lugar do guitarrista Edu Ardanuy. O trio encara a nova fase com a mesma qualidade, mas com um hard rock mais moderno.

"Lost in Space" é o single que já aponta para o novo CD, que pode sair ainda em 2018. A música é ótima, mas evidencia o caminho que a banda quer seguir: guitarras menos bluesy, mais pesadas e com menos solos, embora Melo, que tocou com os irmãos Andria (baixo e vocais) e Ivan Busic (bateria e vocais) na banda Busic, seja um excelente instrumentista.

"Essa volta era o que os fãs mais aguardavam e nos trouxe de volta à vida pois o Dr. Sin é a nossa vida", disse Ivan Busic.

Dr. Sin em sua nova formação: da esq. para a dir., Ivan Busic, Thiago Melo e Andria Busic (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Andria, por sua vez, comentou que ele e o irmão ficaram muito orgulhosos do CD da Banda Busic, lançado em 2017, mas que foi impossível ignorar os sinais "evidentes" de que o Dr. Sin teria de voltar.

"O Zeca Salgueiro, o outro guitarrista da banda Busic, foi quem deu a letra: 'Com o Thiago Melo tocando com a gente, é impossível não lembrar do Dr. Sin.' E ele tinha razão. É um legado muito importante o que a banda deixou e é parte muito importante de nossas vidas", disse o baixista.

O som lembra bastante as músicas mais fortes do último CD, "Intactus", de 2015, ainda com Ardanuy. Entretanto, com a tal pegada mais moderna, "Lost in Space" traz um Dr. Sin mais renovado e rejuvenescido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Metal brasileiro 2019: Tuatha de Danann, Lâmmia e Dr. Sin dão a largada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts