Topo

Morre Arthur Maia, o baixista que 'carregava' as bandas

Combate Rock

17/12/2018 16h06

Marcelo Moreira

Arthur Maia (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Quando o baixista carrega a banda sem fazer força, é certeza de um trabalho estupendo. No rock clássico, foi o caso de John Entwistle (The Who), Jack Bruce (Cream) e John Paul Jones (Led Zeppelin), para não falar de Chris Squire (Yes).

Para muitos músicos e críticos musicais, Arthur Maia não só carregava a banda como, em muitas circunstâncias, era A banda.

Exímio e versátil instrumentista, Maia morreu no último sábado aos 56 anos em consequência de um ataque cardíaco. De acordo com as manifestações de amigos e colegas nas redes sociais, o buraco deixado pelo grande músico erá imenso.

Reconhecido como um dos principais baixistas brasileiros, Maia acompanhou shows e gravações de grandes cantores como Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de ser um parceiro frequente de artistas do rock nacional, como Frejat e Lulu Santos.

Maia iniciou carreira tocando bateria, mas migrou para o baixo elétrico assim que ganhou seu primeiro instrumento, aos 17 anos.

Seu trabalho mesclava influências de ritmos como o jazz, o funk e o samba, além do blues, ritmo que ele respeitava muito e tocava como poucos.

Ao longo da carreira, lançou cinco discos solo: "Maia" (1991), "Sonora" (1996), "Arthur Maia e Hiram Bullok ao Vivo" (1999), "Planeta Música" (2002) e "O Tempo e a Música" (2010).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre Arthur Maia, o baixista que 'carregava' as bandas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts