Topo

Morre Pete Shelley, líder dos Buzzcocks

Combate Rock

06/12/2018 19h51

Marcelo Moreira

Uma das formações do Buzzcocks: Shelley é o primeiro à direita, em primeiro plano (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

Pete Shelley nunca ligou para rótulos, nem se incomodava em ser chamado de punk, mas abria um sorriso quando alguém aludia ao fato de ele ser um "punk guitar hero". Ele sabia que tocava bem e que tinha muitos admiradores.

Nome fundamental do rock de Manchester, na Inglaterra, Shelley fundou a banda Buzzcocks com o vocalista Howard Devoto e morreu nesta quinta-feira, 6 de dezembro, me sua cidade natal. Segundo a BBC, emissora de TV inglesa, ele tinha 63 anos de idade e sofreu um ataque cardíaco.

Mesclando canções pesadas com algumas de inspiração mais pop, o Buzzcocks seguia por uma linha mais melódica, fato que mais tarde inspiraria bandas como Husker Dü, Bad Religion, R.E.M. e até mesmo o Nirvana.

Único membro original, Shelley continuava carregando a banda em intermináveis turnês, que passaram algumas vezes pelo Brasil. Em 2016, o Buzzcocks fez\ uma turnê mundial para comemorar os seus 40 anos de fundação.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre Pete Shelley, líder dos Buzzcocks - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts