Topo

Rápido panorama do metal nacional - 16

Combate Rock

04/11/2018 06h30

– The Evil – Se faltou originalidade para o nome da banda, sobram versatilidade e boas ideias neste álbum autointitulado. Ok, a questão dos pseudônimos e do "segredo" em relação á identidade dos integrantes não colam mais – até o Ghost abandonou a prática -, mas a música, que é o que interessa, é bem legal. Stoner metal ou doom metal? O grupo passeia com desenvoltura pelos dois subgêneros, com um timbre de guitarras bem legal e uma remissão quase que direta ao Candelmass. Os destaques são "About None Guilty" e "Screams".

– Heretic – "The Errorism" é para quem procura um som extremo um pouco diferente. Eis um death metal derivado para o folk e com um instrumental variado e bem trabalhado, com a presença de instrumentos pouco usuais, como cítara e flauta. Não prima pela originalidade, mas valoriza alguns timbres de guitarra e o peso. CD duplo, "The Errorism" tem como destaque a forte e pesada "Mirage".

 

 

– Toxic Revolution – "End of the World" – Essa banda do Paraná segue a linha de tantas outras que optam pelo thrash metal neste século: músicas retas e diretas, com guitarras velozes e pesadas. O som é visceral, com os dois pés na velha escola oitentista. Falta originalidade? Sim, mas sobra entusiasmo e energia para quebrar quase tudo em faixas como "Don't Ask Just Do" e "Predominance of Hate".

04

– Black Witch – "Solve Et Coagula" – Ecos de Avatarium e The Oath surgem aqui, e até mesmo Death Penalty. É doom metal, mas que volta e meia descamba para um heavy metal tradicional. Por ser um som bastante característico, a produção adquire muita importância. Para essa banda de Mossoró (RN), liderada pela cantora Lorena Rocha, o som ficou abafado além da conta, ainda que as guitarras estivessem um pouco mais altas que os outros instrumentos. Assim como em outros casos, o som e as letras têm ligação direta com bandas ocultistas do passado que primavam pelo chamado "hard setentista", climático e soturno. É uma banda que merece atenção pela ousadia e pelas boas ideias instrumentais. Tem potencial para evoluir.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rápido panorama do metal nacional - 16 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts