Topo

Frejat, Information Society e Soul Asylum encabeçam o Fábrica Festival

Combate Rock

03/11/2018 07h00

Marcelo Moreira

Se alguém queria um festival diferente, com atrações diferentes, fugindo do lugar comum, este é o Fábrica Festival, em Sorocaba, no interior de São Paulo, em dezembro.

Tudo bem, não será nada surpreendente. Afinal, Soul Asylum e Information Society não são exatamente novidades, com quase 30 anos de carreira, assim como a principal atração brasileira, Frejat – ok, também tem Mutantes, com seus 52 anos de carreira.

Sem grandes novidades, sem grandes atrações, mas é um alento saber que teremos uma nova opção a 100 quilômetros de São Paulo sem ter que suportar as mesmas atrações de sempre.

O evento vai correr nos dias 1º e 2 de dezembro no estacionamento do Parque Tecnológico de Sorocaba. Também estão escalados a banda uruguaia Snake, a Playing for Change Band – composta por músicos do mundo todo -, Nação Zumbi, Plebe Rude e Projota.

A iniciativa é de empresários da noite da cidade, os irmãos Fabiana e Fábio de Mello. A expectativa é de que ao menos 15 mil pessoas por dia passem pelo local do show.

Como conceito do evento, a ideia foi mesclar atrações de pop-rock de várias gerações e que ainda mantenham um bom interesse mercadológico – caso de todas as atrações nacionais.

Em declaração ao jornal "Cruzeiro do Sul", de Sorocaba, Fabiana afirmou que o espaço "receberá toda a estrutura necessária para um evento de grande porte e uma produtora, responsável por festivais como Rock in Rio e Lollapalooza, já foi contratada para fazer a montagem dos palcos, tendas, praça de alimentação, camarotes, e backstages."

Essa primeira edição será importante para verificar se o conceito artístico foi uma boa ideia. Contratar duas bandas americanas decadentes e de terceiro escalão parece ser uma aposta bastante arriscada.

O Information Society já esteve várias vezes no Brasil, país que foi um dos principais mercados para a banda nos anos 90.

Com seu pop eletrônico suave, com nítidas influências de Depeche Mode e Sigue Sigue Sputnik, agradou em cheio ao público médio fã de emissoras de rádio FM que tocavam o que estava na moda. Tão rápido quando surgiu e atingiu o topo, submergiu na primeira metade dos anos 90, voltando ao underground e ficando inativa por alguns anos.

O Soul Asylum, por sua vez, foi um dos expoentes pop que ganharam destaque com a ascensão do grunge. É da mesma safra de bandas como Blind Melon, For Non Blondes, Concrete Blonde, Counting Crows, Screaming Trees e outras do mesmo quilate.

Com o megahit "Runaway Train", uma das melhores canções pop dos anos 90, a banda caminhava para o superestrelato, com seu líder, o guitarrista e vocalista David Pirner, estampando todas as capas de revistas musicais e de fofocas (foi namorado da então estrela de cinema Winona Ryder).

No entanto, a banda não teve fôlego e acabou perdendo a corrida no superconcorrido mercado norte-americano e voltou ao nível de antes do sucesso. Pirner, bom letrista e compositor, caiu na vala comum e os álbuns passaram a vender cada vez menos. Também já passou pelo Brasil, mas sem muito destaque.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frejat, Information Society e Soul Asylum encabeçam o Fábrica Festival - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts