Topo

U2 cita eleição de Bolsonaro: 'Carnaval no Brasil vai virar parada militar'

Combate Rock

31/10/2018 17h00

Do site Roque Reverso

U2 toca em Belfast, na Irlanda do Norte (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A eleição presidencial no Brasil não passou sem ser observada no mundo inteiro e o U2 foi mais um representante do rock que opinou sobre a ascensão da extrema-direita ao Poder. Em show realizado no domingo, 28, em Belfast, na Irlanda do Norte, o grupo usou um personagem, o alter ego diabólico do vocalista Bono, o "Mr. MacPhisto", para citar o presidente eleito da República, Jair Bolsonaro.

Durante a apresentação, o "Mr. MacPhisto" ironizou Bolsonaro, chamando o novo presidente de "Capitão Bossa Nova".

Ele colocou o político numa lista que continha o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, e o das Filipinas, Rodrigo Duterte; e disse que a situação no País mudaria, usando o carnaval como base de comparação.

"Os demônios de MacPhisto estão tomando o poder ao redor do planeta. Meu tipo de pessoa, como Donald, fazendo a América odiar de novo. Meu bonitão filipino, Rodrigo Duterte", brincou Bono, por meio de seu personagem.

E acrescentou: "Quem diria, neste dia de eleição,  que milhões de brasileiros estão prestes a transformar o seu carnaval em uma parada militar pelo capitão Bossa Nova. Bolsonaro é o nome dele. Tantos nomes, mas uma única face: a minha!"

O nome "Mr. MacPhisto" vem da junção de "Mac", de McDonalds, que é um dos símbolos do capitalismo mundial, e de "Phisto", que vem de Mefistófiles, o demônio que faz o pacto com Fausto, protagonista da obra do escritor alemão Goethe.

O U2 é mais um dos vários nomes importantes da música internacional a criticar Bolsonaro. Recentemente, o caso mais emblemático foi do cantor Roger Waters, que aderiu ao movimento do #EleNão na turnê que passou pelo Brasil em outubro, mês da eleição presidencial do País.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

U2 cita eleição de Bolsonaro: 'Carnaval no Brasil vai virar parada militar' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts