Topo

Por enquanto, Greta Van Fleet não escapa da pecha de cópia do Led Zeppelin

Combate Rock

11/09/2018 06h31

Marcelo Moreira

Greta Van Fleet (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Cópia descarada ou uma grande homenagem, que evidencia uma influência explícita? Não faz diferença, porque a sentença à banda americana Greta Van Fleet já foi dada.

Curiosamente, é mais uma das milhares de bandas atuais que surfam na onda retrô dos anos 70, misturando rock pesado, melodias agradáveis e sonoridade vintage ao extremo. Só que chamou a atenção por conta da juventude do quarteto (nenhum dos integrantes passa dos 20 anos) e pela similaridade absoluta com a música do Led Zeppelin.

Sim, a molecada que começou fazendo versões de soul music e rhythm and blues dos anos 60 e 70 expandiu os horizontes e decidiu mergulhar no hard rock setentista. A questão é que beberam demais em uma única fonte e não dá para negar: é sim uma cópia escancarada do Led Zeppelin.

Do timbre de guitarras à voz do vocalista, tudo remete à banda de Jimmy Page. O cantor Robert Plant, em recente entrevista a uma emissora de rádio inglesa, não escondeu o espanto com a similaridade entre as bandas, mas foi elegante e elogiou o trabalho do quarteto norte-americano.

Cópia ou grande similaridade, o fato é que, ao menos até o momento, não se justifica toda a celeuma e "festa" em torno do Greta Van Fleet. E o motivo é justamente a enorme similaridade entre as músicas autorais da banda nova com os grandes hits da banda inglesa veterana.

Resumindo: Greta Van Fleet não apresenta nada demais, ao menos por enquanto. Aliás, entre os imitadores do Led Zeppelin deste século, está bem atrás dos norte-irlandeses do The Answer, que tem 15 anos de estrada e já começa a descolar o seu som do Led Zeppelin. Na verdade, The Answer é muito, mas muito melhor do que Greta Van Fleet.

Ao vivo, os meninos norte-americanos mandam muito bem, como demonstraram na edição do Lollapalooza deste ano. Em um set rápido, com menos de uma hora, fizeram rock da melhor qualidade e um show bem agradável, pesado e movimentado. Entretanto, não foi nesta vez que conseguiram descolar a pecha de imitadores do Led Zeppelin.

É cedo para afirmar que o grupo tem condições de se tornar um dos grandes nomes do rock. Há um evidente potencial e os músicos são bons, mas será que o vocalista Josh Kiszka terá condições de escapar das "acusações" de imitador de Robert Plant?

Clique aqui e leia a recente entrevista que o UOL Entretenimento fez com o guitarrista Sam Kiszka, de autoria do jornalista Rodolfo Vicentini.

Clique aqui e leia uma entrevista mais antiga, feita por Ricardo Gozzi, do site Roque Reverso, por e-mail com a banda – a primeira entrevista do Greta Van Fleet para um veículo brasileiro. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por enquanto, Greta Van Fleet não escapa da pecha de cópia do Led Zeppelin - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts