Topo

Brasileiro dá 'aula' de Iron Maiden em evento acadêmico de heavy metal

Combate Rock

06/08/2018 17h00

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Não é novidade que o heavy metal é assunto acadêmico, aqui e no exterior. Mas não é que se transformou em assunto de conferência internacional no momento em que o rock, aparentemente, está em baixa?

O site BBC Brasil trouxe nesta semana interessante texto sobre o professor brasileiro Lauro Meller, que é "doutor" em Iron Maiden e fez uma concorrida conferência sobre as letras da banda na Modern Heavy Metal Conference, em Helsinque, Finlândia.

O evento reuniu diversos acadêmicos do mundo inteiro para falar sobre vários aspectos do subgênero musical. São professores universitários de áreas distintas que estudam a música e o rock para os mais variados fins.

O trabalho de Meller, paraibano de 44 anos e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é inédito ao se dedicar à obra da banda – mais especificamente a 18 canções que, baseadas em fatos ou personagens históricos, proporcionam uma viagem no tempo- da Pré-História à Guerra do Golfo.

"Primeiro, apresento o episódio que inspirou cada canção, como em uma aula de História. Em seguida, comento como a letra retomou tal conteúdo, com maior ou menor distanciamento dos registros históricos, já que os artistas têm têm liberdade para criar em cima da realidade", conta Meller à BBC.

O professor paraibano é graduado em Letras e tem Pós-Doutorado pelo Institute of Popular Music da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O pesquisador, que também é músico, ainda mostra como linhas melódicas, arranjos, técnicas vocais, riffs de guitarra e baixo, entre outros ingredientes, potencializam a mensagem de cada canção.

Clique aqui para ler o texto da BBC. Ou então clique aqui.

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasileiro dá 'aula' de Iron Maiden em evento acadêmico de heavy metal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts