Como o rock finlandês influenciou a música dos anos 80 e 90
Combate Rock
24/07/2018 06h34
Jarkko Wickstrom – especial para o Combate Rock*
Para celebrar o Dia Mundial do Rock e o Mês do Rock, o governo da Finlândia – no Brasil, em ações realizadas pela embaixada – iniciou uma série de iniciativas para mostrar a importância que o gênero musical tem no país europeu e como o rock finlandês influenciou o rock mundial dos anos 80 e 90 do século passado.
Todo o mundo já conhece a Finlândia pelas bandas metal, mas o país também teve participação no cenário glam rock e grunge em Los Angeles nos anos 80 e 90: O nome mais importante para mencionar aqui é Hanoi Rocks, banda de Helsinki que foi uma das maiores influências de bandas como Guns N'Roses e de músicos como Chris Shiflett e Dave Grohl (Foo Fighters).
O cantor de Hanoi Rocks, Michael Monroe, acabou tocando gaita e saxofone na música "Bad Obsession" do disco Use Your Illusion (1991) de Guns N' Roses, cantando junto com o Axl Rose na música "Ain't It Fun" do disco Spaghetti Incident? (1993). Axl Rose, por sua vez, aparece no clipe do Michael Monroe "Death, Jail Rock´n´Roll".
Outras influências ou "coincidências" entre essas bandas eram o visual em geral, um trecho bastante famoso "…welcome to the jungle…", que é da letra da música "Underwater World", de Hanoi Rocks; o refrão de "Paradise City" lembra bastante o refrão de "Lost In The City", de Hanoi Rocks.
No ano de 1993, Slash e Michael Monroe gravaram uma versão de "Magic Carpet Ride", de Steppenwolf, para trilha sonora de Coneheads. A sugestão para o nome da banda, formada por Slash, Kenny Aronoff, Monroe e Sami Yaffa, era "Hanoi Roses" ou "Guns N' Rocks". The Wall Street Journal escreveu 2012 que tem uma coisa que a banda toda de Guns n´ Roses está de acordo, de que "Michael Monroe Rocks".
O guitarrista e compositor de Hanoi Rocks Andy McCoy, fez e lançou a primeira gravação punk da Finlândia no ano de 1977, com somente 15 anos de idade. A banda se chamava Briard e o compacto "I Really Hate Ya / I Want Ya Back".
Com 17 anos de idade, ele recebeu primeiro disco de ouro como guitarrista da banda punkrock Pelle Miljoona no disco "Moottoritie on kuuma" (1980) junto com o futuro baixista de Hanoi Rocks, Sami Yaffa.
Depois de fazer toda a carreira com o Hanoi Rocks em Estocolmo, Londres e Los Angeles, no ano 1987 ele foi o primeiro finlandês a ganhar um disco de ouro nos Estados Unidos, com somente 25 anos de idade, curiosamente como compositor de uma música "The Best is Yet To Come", gravada por Samantha Fox, cantora e ex-atriz de filmes eróticos.
Um ano depois, Andy McCoy foi chamado para ser o guitarrista de Iggy Pop na turnê mundial dele de 1988, que também passou aqui no Brasil. Mais tarde, o baixista da banda Alvin Gibbs escreveu um livro sobre o tour, basicamente relatando só as aventuras do Andy McCoy, deixando o Iggy Pop com menos destaque.
Outra banda que merece ser menciona, Smack, chegou a Los Angeles depois da Hanoi Rocks no final dos anos 80 e conseguiu influenciar as bandas americanas na transição de glam rock para o grunge.
O que Smack tinha em comum com a Hanoi Rocks, e depois com a banda de Love Metal, HIM, foi o agente deles, Seppo Vesterinen. A música deles fez muito sucesso nos Estados Unidos, até a Nirvana tocava covers dessa banda.
Uma gravação foi publicada no youtube: "Run Rabbit Run". Aqui a versão da banda Smack, e a versão cover de Nirvana. Essas aventuras de músicos finlandeses pelo mundo antes da era metal geraram muitas estórias, uma parte delas foi eternizada em livros biográficos e alguns desses também foram publicados em inglês.
* Diplomata, é coordenador da Cooperação Educacional e Científica do Consulado da Finlândia em São Paulo
Sobre os Autores
Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.
Sobre o Blog
O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br