Topo

A arte brasileira nas capas dos CDs de heavy metal

Combate Rock

23/07/2018 17h00

Capa de 'Repentless', do Slayer, de autoria de Marcelo Vasco

Uma banana virou ícone da pop art por estampar a capa do primeiro disco do Velvet Underground. Uma singela vaca virou símbolo do rock progressivo por conta da capa de "Atom Heart Mother", clássico do Pink Floyd de 1971. E uma bruxa aterrorizou toda uma geração por aparecer em uma aparente capa bucólica ma estreia do Black Sabbath.

No tempo do vinil, as artes de capa tinham tanto e valor e importância, em muitos casos, quanto o conteúdo musical. Ou alguém consegue imaginar "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, sem a maravilhosa capa? E o que dizer de "The Beatles", mais conhecido como o álbum branco? E capa com o zíper de "Sticky Fingers", dos Rolling Stones?

A chegada da tecnologia do CD, no fim dos anos 80, ofuscou a "arte" quando reduziu o tamanho das capas. Obras imponentes como as de Storm Thorgerson (Pink Floyd), da Hypgnosis, ou de Roger Dean (Yes e Uriah Heep) perdem impacto quando reduzidas para caber nas caixinhas de CD.

Mas, como tudo na vida é adaptação, eis que uma série de novos artistas surgiu para agregar muito valor às capas e artes de CDs e novas versões de vinis, que ressurgem com força.

Desde o comecinho dos anos 2000 artistas brasileiros ganharam muito espaço no heavy metal com trabalhos de altíssima qualidade e elogiados no mundo inteiro. Por conta disso, passaram a ser cada vez mais requisitados e alcançaram status de estrelas.

São eles Gustavo Sazes, Marcelo Vasco e Rafael Tavares, que já trabalharam para bandas como Slayer e Machie Head. Os três deram interessantes depoimentos para uma reportagem feita pelo UOL Música sobre seus trabalhos dentro do rock.

CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO DO UOL MÚSICA SOBRE OS TRÊS ARTISTAS BRASILEIROS.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A arte brasileira nas capas dos CDs de heavy metal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts