Topo

Rápido panorama do metal nacional – 15

Combate Rock

06/07/2018 06h52

Weakless Machine – "Manipulation" é o mais recente trabalho da banda gaúcha que tenta fazer um metal moderno que esbarra no metalcore. É uma banda competente, com um som bem pesado e com grandes chance de agradar uma parcel de público que clama por algo mais na linha de Avenged Sevenfold, Trivium e Killswich Engage. "Kill" e "Tribal Wars" são as faixas mais importantes deste trabalho.

Somberland – Os catarinenses levam o black metal tão a sério que parecem viver o dia inteiro diante dos preceitos pregados em suas letras. Uma das melhores bandas brasileiras do estilo, consolidam com o álbum "Pest'Ology" uma carreira em que mostram muita técnica e boas composições. Aliam peso e brutalidade com muita inteligência e bom gosto – dá para falar em bom gosto em black metal? Claro que dá. Pesquisa sonora também faz parte do cardápio variado do Somberland, que consegue dar peso a certas nuances de seu som intrincado, apesar do barulho extremo. "Forever Dark Wood" e "Into the Frost" são as melhores canções.

Rastros de Ódio – "Escravos Modernos" modernos é a estreia da banda mineira, que aposta na fúria para empurrar seu som agressivo mesclado com thrash, hardcore e punk visceral. "Fé e Sangue" e "Restos Humanos" são bons exemplos da agressividade do grupo.

Septerra – O metal tradicional dessa banda mostra claramente que este é um subgênero pouco explorado no Brasil – e, porn isso, pode resultar em algo diferente. E essa mostrou que é diferente em "Freedom of the Dark One". Não que haja originalidade e grandes invenções. Claramente a banda nem pensou nisso. Com o viés prog metal imprimido em algumas músicas, a ideia era soar sem a grandiloquência das bandas do estilo, como é o caso de "Keeper of Dreams". Lançamento bastante interessante.

Versover – Uma das boas bandas de metal progressivo dos anos 90 retorna com "Hell's Inc", um álbum encorpado e com um instrumental detalhado e intrincado. Os excessos orquestrais não atrapalham as boas peformances em músicas poderosas, como "Human Condition" e "Lady Death", pesadas e com arranjos de muito bom gosto. Uma volta que deve ser celebrada.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rápido panorama do metal nacional – 15 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts