Topo

Yes 'alternativo' anuncia lançamento de CD e DVD ao vivo

Combate Rock

03/07/2018 07h00

Marcelo Moreira

Da esq. para a dir., Trevor Rabin, Jon Anderson e Rick Wakeman (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Um lançamento que vai causar uma enorme confusão e acirrar os ânimos. Uma facção do Yes, que reúne um membro fundador e um integrante da formação clássica, anuncia que chegará me breve no mercado "Yes 50th Anniversary Live at the Apolo", creditado à banda Yes featuring Jon Anderson, Trevor Rabin, Rick Wakeman

É mais um lance da briga pelo espólio do gigante do rock progressivo, que ganhou força após a entrada do Yes no Rock and Roll Hall of Fame, em 2016. Foi o primeiro reencontro de Anderson e Wakeman com o novo chefe, o ex-colega Steve Howe (guitarrista) após a morte do baixista e fundador Chris Squire, em 2015.

O que parecia ser uma reunião velhos amigos que tinha superado divergências foi, na verdade, uma frágil trégua, já que dois dias depois da cerimônia, Anderson, Wakeman e Rabin (que não participou da reunião) estavam criando a sua "versão" do Yes.

Howe, por sua vez, manteve o silêncio, mas nos bastidores já há uma movimentação judicial contra o "falso" Yes. A versão de Howe conta com ele nas guitarras, Geoff Downes nos teclados, Jon Davison nos vocais, Alan White na bateria e Billy Sherwood no baixo.

O entrevero começou em 2007, quando Jon Anderson ficou gravemente doente às vésperas da turnê de 40 anos de criação do Yes. sofreu com problemas respiratórios e lombares e pediu para adiar a turnê. Squire e Howe não pensaram duas vezes: demitiram Anderson e o substituíram pelo canadense Benoit David, cantor de uma banda cover do próprio Yes (curiosamente, anos depois David ficaria doente e seria trocado por Davison).

Com a saída do amigo, Wakeman desistiu da turnê em solidariedade, atraindo a ira de Howe. Desde então Anderson, recuperado, e Wakeman fizeram álbuns e shows em dupla tendo como base o repertório do Yes. Com o apoio de Rabin, decidiram criar a sua própria versão do Yes.

O álbum ao vivo do "outro" Yes chegará ao mercado no dia 7 de setembro nos formatos Blu-Ray Disc, DVD, CD duplo e LP triplo pela Universal Music via Eagle Rock Entertainment. É um show gravado em 2017 em Manchester, na Inglaterra.

O repertório das performances contaram com os clássicos do Yes dos álbuns setentistas "The Yes Album", "Fragil"e e "Close To The Edge", além de "90125" lançado originalmente em 1983 quando Trevor Rabin se juntou ao grupo. Naquela época, eles lançaram o hit "Owner of a Lonely Heart".

Não há dúvidas de que Anderson e Wakeman representam muito mais um Yes de verdade do que a trupe desfigurada liderada por Howe, que teve de recorrer a dois cantores de bandas cover da própria banda para seguir em frente.

Seja qual for a questão de negócios que envolveu a demissão de Anderson em 2007, o fato é que houve uma fratura impossível de curar, tanto é que é a segunda cisão que envolve o Yes – quem não se lembra do Anderson, Bruford, Wakeman and Howe, em 1989, que teve vetado o uso do nome Yes por Chris Squire? E, quem diria, Howe e Anderson na época eram amigos e articularam o então Yes alternativo…

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Yes 'alternativo' anuncia lançamento de CD e DVD ao vivo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts