Topo

Livro sobre metal made in Pernambuco tem nova edição

Maurício Gaia

24/04/2018 07h00

Equipe Combate Rock

Capa do livro "Pesado – Origem e consolidação do metal em Pernambuco"

Depois do sucesso da primeira edição do livro Pesado –, do jornalista Wilfred Gadêlha, deu para sentir, literalmente, o peso do público interessado na trajetória desse movimento musical no Estado. Os mil exemplares publicados em 2013 se esgotaram em três meses!

Quatro anos e muitos mosh pits depois, uma segunda edição se fez imprescindível. Revisada e ampliada, a publicação será lançada pela Cepe Editora, no dia 25 de abril, às 19h, no Centro Cultural Correios, em Recife.. Com 336 páginas, o leitor ainda terá direito a QR Code, que dá acesso a uma trilha sonora composta por quinze canções – uma para cada capítulo – escolhidas a dedo pelo autor para acompanhar a leitura.

Após escrever a primeira versão do livro, surgiu o documentário Pesado – que som é esse que vem de Pernambuco, do qual Wilfred foi idealizador. O material audiovisual foi outro sucesso tão de peso que incentivou novas bandas de metal a se formarem e fez outras tantas que estavam paradas ressurgirem. "Bandas acabaram, outras ganharam novo status, gente importante nos deixou, apareceram novos produtores de shows, novas casas, até um novo festival surgiu: o Hellcifest. Percebi que o modo de ouvir música havia mudado e senti necessidade de 'dar um tapa' naquilo que havia escrito", conta Wilfred no prefácio.

Amparado por pesquisas sociológicas, o livro não se prende à cronologia – vai e volta no tempo diversas vezes sem se perder. "Quem curtia heavy metal nos anos 1970 curte até hoje", justifica o autor, que tem uma banda de heavy metal, a Will2Kill, já cobriu muitos shows como jornalista e acompanha a cena local desde a adolescência.

Dividida em três partes – O espaço, O som, A imagem -, a obra dá voz a protagonistas como a primeira banda de heavy metal pernambucana, a Herdeiros de Lúcifer, que fez o primeiro show em 1983. Os poucos headbangers locais que existiam lá pelos anos 1970 foram muito bem acolhidos na loja de discos de som pesado e residência do lendário, esquisitão e gente fina Humberto Luiz de Brito, no nº 97 da Rua Matriz, na Boa Vista.

Nesta nova edição foram incluídos ainda depoimentos dados no filme, deixando a obra ainda mais completa. Ao final, a obra conta com valiosas imagens – apesar de caseira e toscas em sua maioria. Mas quem queria saber dos 'camisas pretas' nordestinos a não ser o underground?

Ainda mais pernambucanos, que não cantavam em inglês como manda a regra do metal, e cujas letras urradas não versavam apenas sobre o diabo e outras criaturas macabras e sobrenaturais, mas eram denúncias sociais e políticas, tal qual o punk.

"Vai ver por isso só tivemos a primeira gravação de um CD de heavy metal em 1995", conta Wilfred. A banda? A veterana Cruor, na qual já foi vocalista. O resto é história. Muita história.


SERVIÇO

Lançamento do livro Pesado – Origem e consolidação do metal em Pernambuco, de Wilfred Gadêlha (Cepe Editora) – 2ª edição revisada e ampliada

Quando: 25 de abril às 19h

Onde: Centro Cultural Correios – Recife/PE

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Livro sobre metal made in Pernambuco tem nova edição - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts