Topo

Project46: a pancadaria sonora envereda por novos caminhos

Combate Rock

13/04/2018 06h26

Marcelo Moreira

Uma busca interior embalada por um som avassalador. É possível atingir tal objetivo? O cantor Caio MacBeserra diz que sim. E muita gente que ouve "TR3S", o novo álbum da banda paulistana Project46 concorda com isso.

A promissora bandas de heavy metal que flertava com hardcore já é uma realidade em seu terceiro disco e amadurecimento levou o grupo a um outro patamar, a ponto de o quinteto mostrar coragem e passar um mês em Los Angeles, nos Estados Unidos, para gravar com o mago da produção de som pesado de bandas brasileiras, Adair Daufembach.

"A experiência foi fascinante, ficamos internados e focados na gravamos. Sentimos que precisávamos dar esse passo e tinha que ser com o Adair, que já conhece o nosso som", diz o vocalista.

Ele é econômico e diplomático ao falar sobre o que mudou dos dois álbuns anteriores para o terceiro em termos de produção. Acredita que há estúdios e produtores excelentes no Brasil, e joga a "magia" para o conhecimento do produtor – e para os novos rumos que a banda toma com a chegada de dois novos integrantes, o baixista Baffo Neto (Capadocia) e o baterista Betto Cardoso.

"O som ficou diferente, encontramos timbres e possibilidades que nos empurraram para frente, que nos desafiaram. Valeu todo o investimento que tivemos de fazer", comemora MacBeserra.

Essa fase de evolução teve uma mudança importante na questão dos temas abordados pelo grupo. O que era uma porrada sonora envolvendo letras de protesto e com muita raiva transitou para letras que procuram explicar conflitos internos dentro de nós.

O som ainda é violento, mas a sonoridade está bem mais na "cara", com uma timbragem de instrumentos mais bem definida. É uma tijolada em português, fazendo a banda ombrear, em seu segmento, com a ótima banda carioca Confronto.

Project46 com a nova formação, com Caio MacBeserra ao centro (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Por que mudar o direcionamento de forma tão drástica no terceiro disco? MacBeserra não vê dessa forma: "Não creio que foi drástica. Encaro como uma necessidade artística e uma evolução natural. A aceitação foi ótima e todo munda canta as músicas novas, já temos candidatas a novos hits."

É o caso, por exemplo, de "Rédeas", que é uma das mais músicas mais fortes. O vocalista concorda que o público abraçou a canção, que fala da necessidade de perseguir os seus sonhos e impedir que outras forças atrapalhem o caminho.

É uma canção pesada que fica ainda mais pesada ao vivo, uma característica que poucas bandas conseguem. "Não sei se é uma especialidade nossa. A gente consegue passar uma energia muito grande no palco e as canções saem redondas e mais intensas. Somos uma banda de heavy metal que quer soar como muito peso."

Aceitação nunca foi um problema para o Project46. Desde a estreia, com o álbum "Doa a Quem Doer", o grupo conquistou um público que possibilitou aos integrantes montar um plano ousado de carreira.

Foi esse suporte que permitiu à banda investir em equipamentos e gravar o novo álbum no exterior. Houve uma campanha de financiamento coletivo para isso, como destacou MacBeserra, mas o quinteto já imaginava fazer a "loucura".

"Era uma meta nossa, um investimento necessário e que nos possibilitaria mudar de patamar, ou pelo menos a começar a mudar. Todo mundo raspou as reservas e, com o financiamento coletivo, deu certo. Não sei se recorreremos a essa modalidade no futuro, espero que tenhamos mais condições para mantermos o nível", diz o vocalista.

As coisas estão indo muito bem para o Project46, que está superando as dificuldades da crise econômica, mas que não está imune a ela. A luta agora é para ampliar as possibilidades de shows por todo o Brasil e conseguir organizar turnês.

"Queremos tocar. E Vamos tocar em qualquer lugar, em qualquer cidade. É só nos chamar. Somos uma banda de palco e de estrada. Fazemos em média cinco shows por mês e queremos muito aumentar a quantidade", finaliza MacBeserra.

CLIQUE AQUI PARA ESCUTAR O PROGRAMA COMBATE ROCK COM UMA ENTREVISTA COM O VOCALISTA CAIO MACBESERRA.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Project46: a pancadaria sonora envereda por novos caminhos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts