Topo

The Who prepara CD duplo de show memorável de 1968

Combate Rock

23/02/2018 06h38

Marcelo Moreira

Era uma sexta-feira pesada, com um climão em todo o país e, ainda por cima, com uma carga de cansaço monumental por conta da uma turnê já no final, mas bem-sucedida.

Os quatro moleques ingleses, em sua segunda grande turnê norte-americana, ainda curtiam a estrada e estavam eufóricos com a aceitação de suas músicas e o seu jeito anárquico de tocar – seguindo a tendência, os shows ficaram mais pesados, em uma concorrência direta com Jimi Hendrix Experience, Cream e Jeff Beck Group.

E eis então que veio a bomba: Martin Luther King, grande ativista negro dos direitos civis, tinha sido assassinado na noite daquela sexta-feira, 4 de abril de 1968, em Memphis, no Tennessee. Era o começo de uma noite interminável, de distúrbios em todo o país.

Os quatro integrantes do Who tinham acabado de chegar a Nova York para dois shows esgotos nos Fillmore East, nos dias 5 e 6 de abril, sábado e domingo. Deveriam ser a coroação do sucesso do giro norte-americano.

Por quase 20 horas a realização dos dois concertos esteve perto do cancelamento. Os quatro estavam assustados, receosos de que os tumultos continuassem e que pelo menos o show de sábado sucumbisse à violência.

No entanto, o guitarrista Pete Townshend ponderou e e decidiu não recuar: eles não tinham chegado tão longe na carreira e finalmente vencido nos Estados Unidos para voltar à Inglaterra em completo anticlímax, como se tudo o que ocorreu na turnê fosse apagado.

Corajosos, os quatro e mais seus empresários decidiram bancar as apresentações para mostrar que eles eram tão selvagens e audaciosos quanto qualquer líder de distúrbio social. E acabaram por realizar até então os seus mais importantes concertos de sua carreira de quatro anos – mais importantes do que a especial apresentação no Monterey festival, no ano anterior.

E é a visceral apresentação do Fillmore East de domingo, 6 de abril de 1968, que será lançada em CD, vinil e mídias digitais no dia 20 de abril deste ano, 50 anos depois.

Os concertos dos dias 5 e 6 já são amplamente conhecidos dos fãs e dos colecionadores graças a inúmeros piratas/bootlegs lançados durante todo esse tempo em CD, vinil, fitas cassetes e arquivos digitais.

Os tapes do dia 5 nunca tiveram boa qualidade, mas os do dia 6 foram gravados, nas melhores cópias, direto da mesa de som e mostram o Who ensandecido, endiabrado, com sangue nos olhos, como que contaminados pelos acontecimentos sociais e políticos dos Estados  Unidos daquele final de semana.

O grupo já vinha incrementando os shows desde o final de 1966, quando o minimalismo quase punk começou a dar lugar a um rock vigoroso calcado no blues mais pesado.

Capa do melhor bootleg do show do Fillmore East

É o tempo em que o material autoral de qualidade da banda começou a ser enxertado com canções clássicas do bllues americano, como "Fortune Teller", "Shakin' All Over", "Young Man Blues", "Baby, Don't You Do It" e o superclássico roqueiro "Summertime Blues", de Eddie Cochrane.

Townshend e Roger Daltrey, o voclaista, sempre disseram que o show do dia 5 foi melhor, mais pesado e mais dramático. O dia seguinte teve um que de ressaca, de saideira, de vontade de acabar logo para voltar a Londres, segundo o cantor.

Pelos áudios fragmentados disponíveis até hoje, não é possível fazer uma avaliação a respeito. O que se sabe é que o show de domingo, dia 6, é histórico, tendo recebido críticas entusiasmadas dos jornais grandes e também dos especializados.

Ok, o baú do Who deve estar quase zerado, mas é muito bom saber que existe a possibilidade de publicação de um show icônico da banda, daqueles capazes de mudar bandas de patamar, de impulsionar carreiras e de coroar um período de bons frutos, isso para não falar que serviu também de pontapé para uma nova fase, mais criativa e mais engajada.

"Live at Fillmore East – 6-04-1968" tem um valor histórico inestimável e certamente virá ao mercado com um tratamento moderníssimo de recuperação e masterização dignos da locomotiva criativa e exuberante que era o Who no período entre 1967 e 1974.

Assim como a edição do Led Zeppelin para "BBC Sessions" é o testemunho definitivo do poder que a banda tinha ao vivo, em gravações ao vivo de 1970 e 1971, o novo lançamento do Who certamente terá o mesmo impacto e importância, transformando-se no registro definitivo ao vivo do quarteto, ao lado dos fantásticos "Live at Leeds" e "Live at Hull", ambos de 1970.

É esperar agora que a banda consiga recuperar o áudio de uma de suas melhores apresentações, o de San Francisco, em dezembro de 1971.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

The Who prepara CD duplo de show memorável de 1968 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts