Topo

Intervenção, liberdade e as garantias para fugir das' exceções'

Combate Rock

21/02/2018 06h42

Marcelo Moreira

FOTO: MONTAGEM/REPRODUÇÃO YOUTUBE

Decretação de intervenção militar, ainda que localizada, é uma medida de exceção. E o senso comum diz que situações excepcionais precisam ser tratadas com medidas de exceção.

Esse tipo de discurso soa como música para pessoas que têm pouco apreço pela democracia e pelo diálogo. A intervenção no Rio de Janeiro, decidida de forma veloz e sem qualquer tipo de análise aprofundada, gerou apreensão e euforia.

A apreensão é mais do que justificada, pois agride a lógica e o bom senso, para não dizer que não está caracterizada uma situação de total falta de controle.

Reportagens interessantes realizadas pelos mais diversos veículos explicitaram mais de uma vez que a situação do Rio já esteve muito, mas muito pior no final dos anos 80 e no final dos anos 90. Intervenção na segurança pública com tropas do Exército?

Para aqueles que ficaram eufóricos com a medida – nas redes sociais explodiram os pedidos para que tal medida seja estendida ao país inteiro (!!!!) -, "finalmente o mundo vai entrar nos trilhos, com as medidas necessárias para combater a bandidagem e acabar com a corrupção" (é sério, teve um imbecil que escreveu isso no Facebook).

Uma intervenção militar na segurança pública é uma medida tão extrema, mas tão extrema, tão excepcional, que geralmente só é utilizada em casos gravíssimos de destruição institucional, como guerra civil ou contra outros Estados, ou falência completa do poder público – financeira e politicamente.

Com o prefeito evangélico passeando no Carnaval e o governador sumido, a administração da cidade e do Estado do Rio de Janeiro não ficaram muito diferentes do que quando os dois dizem que estão trabalhando – dois locais abandonados, mal administrados e ineficientes na gestão pública e no combate à corrupção. O que justifica a medida asquerosa tomada pelo abjeto governo Michel Temer?

Com popularidade próxima de zero e dificuldades políticas imensas no Congresso e no dia a dia para aprovar até mesmo a compra de sabonete, o presidente da República deu um tiro no pé ao utilizar politicamente uma medida de exceção para desviar o foco de sua incompetência.

Se Temer tentou criar um fato para amenizar as críticas e problemas do projeto da reforma da Previdência, errou completamente. Aprofundou o fosso entre seu governo e o povo e acentuou a polarização que ameaça incinerar a claudicante democracia brasileira.

Pior, legitima as reivindicações de que mais medidas de exceção sejam tomadas em muitas outras circunstâncias. Ou seja, abre um precedente perigosíssimo para o intervencionismo desenfreado e descontrolado exigido pela direita raivosa e descerebrada que tanto despreza a democracia, os direitos humanos e qualquer tipo de diálogo.

Assanhados, militares começam a se manifestar de forma mais explícita. Primeiro, insistem em afirmar que segurança pública não é da alçada deles, para em seguida ameaçar veladamente que "missão dada é missão cumprida", ou seja, o Exército está em uma guerra e vai atuar desta maneira.

Em segundo lugar, aparece o mais grave da medida de exceção: "os militares precisam ter clara a sua situação jurídica para que não tenham de ser responsabilizados por suas ações".

Falando mais claramente, eis a declaração do general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, dada nesta semana no Conselho da República, em Brasília: "é necessário dar aos militares garantia para agir sem o risco de surgir uma nova Comissão da Verdade", segundo texto publicado pelo portal G1.

A referência de Villas Bôas é ao fato de, depois da lei da Anistia, de 1979, ter sido criada Comissão da Verdade, durante o governo Dilma, que investigou casos de tortura e mortes durante o período da ditadura militar.

Então essa é a grande questão político-militar da intervenção? Dar carta branca e isenção total para o Exército atuar como bem entender, matando a torto e a direito sem que haja qualquer tipo de responsabilização penal para os solados e seus comandantes? Ou seja, 50 anos depois, os militares querem o direito de assassinar, torturar e desaparecer com quem quer que seja sem serem incomodados ou acusados?

Diante da própria inabilidade e inadequação dos militares para atuar na segurança pública, fato admitido pelos próprios comandantes, qualquer pessoa está sujeita à eventual violência arbitrária das forças de ocupação – só que agora de forma institucional e oficial. E essas forças ainda reivindicam isenção total de responsabilidade para fazer o seu "trabalho".

Não é preciso dizer quem será o alvo preferencial dessa "política" de segurança pública: o diferente, o contestador, o ativista, o favelado, qualquer tipo de marginal, seja ele criminoso ou não. Ficaremos então nas mãos de militares arbitrários que vão decidir o que é crime, o que é contravenção e a que tipo de autoridade estaremos submetidos?

Como agirão esses militares contra quem contestar suas atuações? Artistas, rappers, roqueiros, sambistas, funkeiros e ativistas estarão entre os alvos primordiais, não tenham dúvidas disso.

Por muito menos as polícias Civil e Militar no Rio e em São Paulo agem com truculência e arbitrariedade contra as pessoas que se enquadram nas categorias anteriormente citadas. Imagine então como serão as "abordagens" em tempos de medidas de exceção…

Desde o impeachment de Dilma Rousseff vivemos tempos difíceis, que ficaram a cada dia mais sombrios com os constantes ataques aos direitos humanos e às garantias trabalhistas, entre outras.

A medida de exceção no Rio e a consequente exigência de "isenção jurídica" são o precedente que parcela expressiva da sociedade brasileira esperava para expandir a sua "influência" antidemocrática, cada vez mais disseminada e presente, em especial nas redes sociais, povoadas de dejetos humanos sempre prontos a espalhar o ódio.

Por isso, não há como não exaltar o desfile de Carnaval da escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti e um trecho de um editorial do site Jornalistas Livres: "O que a favela precisa na verdade é de uma intervenção social, que inclusive contaria com a participação das Forças Armadas. Precisamos de escolas e creches, hospitais, projetos de geração de emprego e renda e políticas sociais voltadas principalmente para juventude. Precisamos de uma intervenção que nos traga a vida e não a morte. O exército é uma tropa treinada para matar e atuar em tempos de guerra. As favelas nunca declararam guerra a ninguém."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Intervenção, liberdade e as garantias para fugir das' exceções' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts