Topo

Os novos (e nem tão novos) magos da guitarra - parte 7

Combate Rock

19/02/2018 07h00

Marcelo Moreira

 

– Robben Ford – Talento nato e de uma versatilidade extrema, transita entre o blues e o jazz com uma facilidade que assusta. Veterano músico que adora tocar no Brasil, tem uma sólida carreira solo e também com os irmãos. Sua trajetória foi tão impressionante que chamou a atenção de gente como Miles Davis e George Harrison, com quem colaborou. Tive dúvidas se incluiria Ford neste compêndio, já que é um músico bastante conhecido. No entanto, ultimamente tenho percebido que mesmo gente que adora música e é bem informada tem dificuldades em saber quem é Robben Ford. Sendo assim, a inclusão é necessária. Além de músico extraordinário, ele é um dos professores de música mais premiados e requisitados dos Estados Unidos.

Obras de referência: "Talk to Your Daughter" (1988), "Blues Connotation" (1996) e "Truth" (2007)

– Mike Onesko – Nome forte da guitarra blues dos anos 90, foi o líder da excelente Blindside Blues Band, que causou alvoroço quando surgiu na Califórnia. Influenciado pelo heróis do rock pesado setentista, absorveu tudo o que pôde de Jimi Hendrix, Ritchie Blackmore, Rory Gallagher e Robin Trower, com um estilo vigoroso e fraseados rápidos e cortantes. A Blindside Blues Band deu uma parada em 2010 para dar lugar ao Mike Onesko's Guitar Army, que inaugurou a sua carreira solo. O sessentão endiabrado virou referência no atual blues rock norte-americano.

Obras de referência: "Blindside Blues Band " (1993), "Smokehouse Session" (2009) e "Generator" (2012)

Craig Erickson – Outro veterano do blues rock norte-americano, ficou conhecido pelas performances extraordinárias ao lado de gente importante, como Glenn Hughes (participou do ótimo "Blues", o primeiro de Hughes após um período na reabilitação por conta do alcoolismo) e Richie Sambora. Entretanto, sua trajetória é bem mais antiga, com boas performances ao lado de Koko Taylor, Elvin Bishop e Lonnie Brooks, entre outros. Tão endiabrado quanto Onesko, tem uma pegada mais blueseira.

Obras de referência: "Two sides of the Blues" (1995), "Castle Blues" (2007) e "Ghost Town" (2016)

– Mike Zito – Guitarrista, cantor, compositor e um ótimo produtor musical, Zito foi o fundador do Royal Southern Brotherhood, excelente grupo de blues que incorpora elementos de rock e country, quase chegando a rivalizar com o Blues Traveler. Incansável na busca por timbres novos e pesquisador musical, tornou-se uma referência para o blues californiano e também para os novatos que encaravam o country em Nashville. Seu estilo de tocar foi muito comparado ao de Jimmy Vaughan – econômico, preciso e com um timbre único. Deixou o Royal Southern Brotherhood em 2014 para focar na carreira solo.

Obras de referência: "Today" (2008) e "Go to Texas" (2013″ e "Heartsoulbound" (2014, com Royal Southern Brotherhood)

– Galen Weston – Nome em ascensão do jazz canadense, o inquieto Weston sempre se interessou pelo blues e foi neste gênero que começou a construir seu nome nos botecos de Toronto. Reconhecido com um dos talentos do instrumento, montou uma banda e simplesmente detonou em todos os festivais possíveis, logo sendo comparado aos extraordinários Eric Johnson e Steve Vai. "Plugged In" e "Chicago Nights" são os seus principais trabalhos, onde consegue aliar a precisão do jazz e o feeling do blues, ganhando elogios de várias revistas norte-americanas.

Obras de referência: "Plugged In" e "Chicago Nights"

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os novos (e nem tão novos) magos da guitarra - parte 7 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts