Topo

Fim do Rush? Notícia ainda gera dúvidas

Combate Rock

04/02/2018 06h42

Luana Pavani* – publicado originalmente no site Roque Reverso

Da esq. para a dir: Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson, o Rush em foto promocional de 2008 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Já deu para o Rush? "Após 41 anos de banda, sentimos que foi o suficiente." Com esta declaração ao jornal The Globe and Mail (link para a matéria aqui), o guitarrista do Rush, Alex Lifeson, deixou os fãs preocupados de que poderia ser o fim do Power trio de rock progressivo.

O site oficial da banda, Rush.com, não tem nada a respeito e anda desatualizado. As notícias são do final do ano passado, com destaque para os eventos comemorativos dos 40 anos do álbum "A Farewell to Kings".

Em 2016 o próprio guitarrista fez comentário semelhante à revista Rolling Stone ao final da turnê em comemoração a 40 anos da banda, que em suas palavras seria provavelmente a última de grandes proporções.

Na entrevista, ele cita que o baterista Neil Peart nem queria sair em tour, mas só topou reduzindo a quantidade de shows.

O motivo alegado por Peart seria passar mais tempo com a família e o desafio físico de excursionar por muito tempo. Na ocasião, Peart se comprometeu a apenas 30 datas para os shows, em 2015, e, segundo Lifeson, queixava-se de dores.

"Ele não queria nada menos do que tocar 100% e essa marca foi ficando difícil de atingir na nossa última turnê", disse o guitarrista (veja a entrevista aqui).

Desde então, porém, não há notícias de problemas de saúde com o grande baterista. Ele, que adora escrever, principalmente sobre viagens de moto que faz nos intervalos dos shows com o Rush e sobre literatura, não tem atualizado o seu site oficial. A última postagem no http://www.neilpeart.net foi em maio de 2016.

Mas para quem acompanha o músico, suas dúvidas sobre sair em turnê não são novidade. "Qualquer um que saiba alguma coisa sobre mim sabe que eu não amo tour, mas eu amo os preparativos para a tour", como repassar as músicas todas de novo, compor um novo solo e ensaiar por meses, como declarou à revista Modern Drummer na época do lançamento de "Snakes and Arrows" (veja aqui).

Já Alex Lifeson diz que tem estado "muito ocupado" fazendo colaborações com um jornal canadense, o West End Phoenix, de Toronto (leia aqui).

O baixista e vocalista Geddy Lee, seu amigo de infância, tem uma série de hobbies para se ocupar, como beisebol, vinhos e projetos musicais. Não tem dado muitas entrevistas e é avesso a mídias sociais.

Uma de suas últimas aparições foi na cerimônia do Rock And Roll Hall of Fame de 2017. Na ocasião ele se apresentou com sua banda favorita, o Yes, tocando contrabaixo em homenagem a Chris Squire em "Roundabout".

* Luana Pavani é jornalista da Agência Estado

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fim do Rush? Notícia ainda gera dúvidas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts