Topo

Premiações do rock no Grammy têm Foo Fighters e Mastodon como vencedores

Combate Rock

29/01/2018 17h00

Do site Roque Reverso

A premiação de 2018 do Grammy dos artistas ligados ao rock contou com uma distribuição bastante espalhada, sem a concentração vista em 2017, quando, merecidamente, David Bowie levou de maneira póstuma a maioria das estatuetas. Em 2018, no evento realizado neste domingo, 28 de janeiro, em Nova York, Foo Fighters, Mastodon, Leonard Cohen, The War On Drugs e a banda The National foram os grandes vencedores ligados ao estilo.

O Foo Fighters venceu na categoria Melhor Música de Rock, com "Run", que ficou conhecida em 2017 pelo ótimo clipe dirigido pelo próprio vocalista Dave Grohl.

A banda derrotou, por exemplo, o Metallica, que concorria com a faixa "Atlas, Rise!".

O Mastodon venceu na categoria Melhor Performance de Metal, com "Sultan's Curse", derrotando, por exemplo, o Body Count com "Black Hoodie"e o Meshuggah, com "Clockworks".

O saudoso Leonard Cohen venceu na categoria Melhor Performance de Rock, derrotando, por exemplo, o Foo Fighters, com "Run", e outro artista falecido, Chris Cornell, com "The Promise".

O The War On Drugs venceu na categoria Melhor Álbum de Rock, derrotando, por exemplo, nada menos que o Metallica, com "Hardwired…To Self-Destruct", o Queens of The Stone Age, com "Villains", e o Mastodon, com "Emperor Of Sand".

O grupo The Nationa venceu na categoria Melhor Álbum de Música Alternativa, derrotando nomes de destaque, como o Arcade Fire, com "Everything Now", o Gorillaz, com "Humanz", e o LCD Soundsystem, com "American Dream".

Este último, por sinal, venceu na categoria Melhor Gravação de Dance, com "Tonight". Na categoria Melhor Álbum de Dance/Eletrônico, o respeitadíssimo Kraftwerk levou a estatueta.

A cerimônia de 2018 do Grammy contou, para variar, com polêmica ligada ao rock, já que o grupo Avenged Sevenfold decidiu não comparecer ao evento, mesmo disputando com o Foo Fighters na categoria Melhor Música de Rock.

A banda ficou indignada porque a premiação desta categoria sequer seria televisionada, mostrando que o rock, cada vez mais, vai perdendo o espaço para todos os outros gêneros no Grammy.

Entre as apresentações de 2018, por exemplo, Sting e U2 foram os poucos ligados ao estilo, enquanto o rap e o r&b, para variar, dominaram os shows.

Desde que o Jethro Tull venceu o Metallica na década de 80 na categoria de Melhor Performance de Metal (???), o Grammy caiu bastante no conceito dos roqueiros, virando muitas vezes motivo de piada. Isso sem contar algumas marmeladas clássicas que o público está cansado de ver por parte da indústria fonográfica.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Premiações do rock no Grammy têm Foo Fighters e Mastodon como vencedores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts