Topo

Agora é a vez do Lynyrd Skynyrd anunciar a sua turnê de despedida

Combate Rock

26/01/2018 17h00

Marcelo Moreira

Foto: Clay Patrick McBride/Divulgação

A banda mais azarada do mundo, mas também uma das mais queridas. O Lynyrd Skynyrd, ao lado dos Allman Brothers, é a própria personificação do southern rock, mas carrega também a sina de um grupo assolado por tragédias.

Depois de quase 50 anos de carreira, o Lynyrd caminha para o fim: é outra banda que anunciou a sua turnê de despedida em 2018.

Não é coincidência que o anúncio apareça três meses depois que o grupo cancelou sua participação no Solid Rock, festival de classic rock ocorrido em dezembro, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba encabeçado pelo Deep Purple.

À época, um comunicado oficial justificou uma grave doença da filha do vocalista, Johnny Van Zandt, para o cancelamento do show, naquela que seria a segunda visita da banda ao Brasil.

Com o prestígio recuperado a partir de 1988, quando retomou as atividades, o Lynyrd Skynyrd sempre foi sinônimo de diversão garantida e showzaço.

Com um som mais pesado do que o Allman Brothers, também apostava nas longas jams e na mescla certeira de blues e rock'n'roll. Cresceu tanto que se tornou uma das maiores banda do mundo entre 1975 e 1977.

E o ano de 1977 foi fatídico, com o acidente aéreo que matou o vocalista Ronnie Van Zandt, o guitarrista Steve Gaines e sua irmã, a Cassie Gaines, que fazia vocais de apoio, além de deixar quase todos os outros integrantes da banda feridos.

Sem possibilidades de continuar, os sobreviventes tentaram outros caminhos, como o guitarrista Gary Rossington, que engatou uma bem-sucedida carreira solo. Outros foram assolados por acidentes e tragédias pessoais, como o guitarrista Allen Collins, que morreu em 1990.

Rossington queria deixar para trás o Lynyrd Skynyrd, mas não resistiu aos apelos de Johnny Van Zandt, o irmão mais novo do vocalista morto, e a banda ressurgiu em 1988.

O que muitos qualificavam como uma banda zumbi logo retomou os trilhos e recuperou o prestígio, embora sem o mesmo brilho dos anos 70. Faz um grande show, só que longe da energia e da força que manteve nos seus dois anos de auge.

Lynyrd Skynyrd fez parte das páginas mais gloriosas do rock norte-americano setentista e anuncia que vai parar quase ao mesmo tempo que Slayer, Rush e Elton John, quase todos beirando ou ultrapassando os 70 anos.

Na bolsas de apostas, há quem coloque suas fichas no próximo anúncio de turnê de despedida – os Rolling Stones. Aposta arriscadíssima, diga-se de passagem.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Agora é a vez do Lynyrd Skynyrd anunciar a sua turnê de despedida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts