Topo

Dorsal Atlântica relembra a tragédia de Canudos em excelente álbum

Combate Rock

10/01/2018 07h02

Marcelo Moreira

Politicamente incorreto, incômodo, dando voz a quem nunca (ou quase nunca) a teve nas discussões históricas e políticas. Um projeto arrojado e arriscado – mas com chances imensas, contraditoriamente, de dar certo por levar o mítico nome da banda carioca Dorsal Atlântica.

Carlos "Vândalo" Lopes já tinha dado pistas de que viria algo grandioso em relação àquele que seria o próximo trabalho da banda. Em entrevista ao programa de web rádio Combate Rock, empolgou-se ao falar de uma obra que "reproduziria um tema histórico com grandes conexões com os tempos atuais, em muitos sentidos".

"Canudos", o recém-lançado álbum da Dorsal, gerou muita expectativa e o cantor, guitarrista e líder do grupo entregou o que prometeu: um dos melhores álbuns de rock brasileiro de 2017.

Depois de anos de luta e de um hiato longo, Lopes e a banda capricharam em um trabalho denso e intenso, com altas doses de paixão, o trabalho recém-lançado é o ápice de uma carreira de quase 35 anos e, criativamente, a síntese do poder de fogo de artistas experientes e talentosos.

Com base no tema da famosa Guerra de Canudos, que movimentou a política brasileira há 120 anos, a Dorsal Atlântica criou um painel onde passado e presente se misturam no desespero, na contradição, na traição e na corrupção.

Ativista político, Carlos Lopes, além de músico artista plástico, também é professor e um ativo militante de causas sociais. Se politicamente ele  mostrou certa desesperança e cinismo, quando faz arte não economiza no engajamento e nas cores que defende.

A saga do criminoso/arruaceiro/líder espiritual (dependendo do ponto de vista) Antonio Conselheiro é contada de forma cronológica e poética, mas com um olhar de quem participou do lado de quem deveria ser massacrado, mas que ousou resistir e lutar por liberdade.

Para Lopes, autor de todas as letras e músicas, a Guerra de Canudos, entre 1896 e 1897, extrapolou a conflagração interna com características de guerra civil. Tratou-se também de um confronto de ideias e pensamentos, onde o autoritário poder central da recém-instaurada República foi confrontado por um discurso libertário.

Dorsal Atlântica (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Loucura e resistência

Não há dúvidas de que esse caráter estava presente, mas é fato que o peregrino Antonio Conselheiro era um fanático religioso com ideias exóticas – adorava em falar sobre o iminente fim do mundo e sobre as forças do mal representadas pela República.

Só que também foi um líder carismático e extremamente esperto ao perceber as fragilidades de uma população paupérrima e abandonada no interior do Nordeste, sempre à espera de uma salvação da seca inclemente e da exclusão socioeconômica.

O pacote estava completo: carência espiritual, abandono político, ausência de Estado, fome e pobreza extremas. Conselheiro e seu carisma prometeram tudo e mais um pouco, reunindo uma multidão de desvalidos em Canudos, no interior da Bahia, onde prometia a salvação, entre outras coisas.

Para quem não tinha nada e menos ainda, Conselheiro era a única tábua em que se podia agarrar; para os fazendeiros e a elite local, era um perigoso agitador social que queria esgarçar o status quo e promover revoltas; para a Igreja Católica, era um desordeiro que ousava questionar o poder de Deus; para o poder central, no Rio de Janeiro e em Salvador, era um líder político que contestava a República e a frágil ordem política; para muitos outros, não passava de um oportunista covarde e aproveitador.

Se ainda existem divergências sobre o caráter do movimento, não se pode fechar os olhos para a tenacidade e o poder de resistência dos sertanejos que abraçaram Conselheiro e sua pregação.

O Exército brasileiro decidiu intervir e três expedições despreparadas e mal armadas foram enviadas para desbaratar o bando de fanáticos, mas foram derrotadas de forma humilhante.

E, como sempre acontece em eventos semelhantes, o poder central autoritário reuniu um efetivo de verdade e reforçado para enfrentar o que parecia ser uma guerrilha fortemente armada e que "ameaçava" a República.

O saldo da quarta e última expedição foi o maior massacre civil de nossa história, com a destruição total de Canudos e assassinados em massa em escala nunca vista por aqui. Não há números registrados, mas fala-se entre 10 mil e 20 mil civis mortos, além de 5 mil baixas entre os militares. Conselheiro morreu antes do combate final, vitimado por uma série de enfermidades que lhe causaram disenteria e febre.

Carlos 'Vândalo' Lopes (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Um olhar diferente

"Canudos" é uma ópera-metal competente e bem feita, com viés político claramente contestatório das versões oficiais sobre o "demônio" conselheiro.

Musicalmente, traz Carlos Lopes furioso e visceral, em um thrash metal vigoroso que resvala quase sempre no hardcore. A voz do músico está diferente, o que não afeta o resultado final.

As guitarras contundentes e o baixo na cara se misturam com arranjos poderosos que valorizam o peso, mas que deixam espaço para os ingredientes de música regional.

De forma habilidosa, Lopes tece camadas instrumentais de forma a compor uma trilha sonora de horror e tensão. O melhor exemplo é "O Minutos Antes da Batalha", onde é possível perceber os detalhes de uma canção composta por um pesquisador minucioso e com traquejo para forjar imagens mesmo debaixo de uma avalanche sonora.

"Belo Monte", o cartão de visitas, é uma explosão sonora onde a proposta é escancara, com guitarras altas e bem trabalhadas, que estraçalham depois de um arranjo sensacional de música regional.

"A Conselheira" e "Sonho Acabado" se destacam por dar a dimensão humana da tragédia baiana, enquanto que "Grava Vermelha" e "Liberdade" mostram o caráter político, com uma urgência assustadora e muita intensidade. O viés crítico aparece na ironia raivosa de "Ordem e Progresso", que encerra o trabalho.

"Canudos" é uma ópera-metal condensada em 40 minutos de porrada sonora e um tapa na cara das versões oficiais de fatos históricos contados em versões unilaterais.

Não é a verdade absoluta a versão da Dorsal Atlântica, mas a obra cumpre a sua função não só de mostrar um outro lado de uma história trágica e horripilante, mas também de capturar o ouvinte para ouça e compreenda a história.

O monumental trabalho, composto inteiramente por Lopes (que também foi o responsável pela brilhante arte que envolve a obra) remete a outras do mesmo esquema realizada por bandas como Iced Earth (EUA), Sabaton (Suécia) e as brasileiras Armahda, Arandu Arankuê e Tupi Nambha, entre outras.

A diferença é que qualidade das letras é muito acima da média, o que provavelmente coloca "Canudos" como o melhor trabalho já feito pela Dorsal Atlântica.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dorsal Atlântica relembra a tragédia de Canudos em excelente álbum - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts