Topo

Iggy Pop, Josh Homme, Madness e Bad Brains são os destaques do In-Edit Barcelona

Maurício Gaia

07/11/2017 07h01

O In-Edit – Festival Internacional de Documentário Musical de Barcelona encerrou sua décima-quinta edição no domingo e traz muitas novidades para quem gosta de rock e cinema.

Suggs, do Madness (foto: Divulgação)

Um de seus principais destaques foi o filme "My Life Story", de Julien Temple, onde Suggs, vocalista do Madness, conta sua história de vida, em um clima de stand up comedy e cabaré. Com imagens de arquivo e algumas cenas dramatizadas, o filme traz um pouco do humor presente na banda que foi uma das pioneiras do ska inglês dos anos 1970. Julien Temple esteve no festival, apresentando o filme e Suggs também esteve presente, para realizar um Q&A e um pocket show após a exibição do documentário, porém estava um tanto quanto 'borracho' para cumprir bem suas missões. No fim, fez o que sabe fazer melhor: ser um velho punk simpático.

(Foto: Divulgação)

Outro destaque é Iggy Pop: além de comparecer com um excelente depoimento no filme "Bunch of Kunst: A Film About Sleaford Mods", ele é figura central de "American Valhalla", sobre a turnê que sucedeu seu último álbum "Post-Pop Depression". O filme, dirigido por Andreas Neumann e Josh Homme, traz várias declarações de Iggy, Homme e dos demais integrantes da banda com quem excursionou. Mais do que os depoimentos, o filme vale pelas cenas da banda em cima do palco. Uma constatação óbvia: não deixem rockstars em frente a uma camera, filosofando. Josh Homme se torna muito raso quando solta várias de suas reflexões que permeam "American Valhalla"

Homme também é figura central em "Eagles of Death Metal: Nos Amis"; O filme trata do retorno da banda americana a Paris, três meses depois do ataque terrorista que interrompeu sua apresentação no Bataclan e que resultou em 89 mortos. Além disso, o filme trata da amizade que une Homme e Jess Hughes. Embora não tivesse no primeiro show em Paris, Homme reassume as baquetas e segue com a banda para o show de retorno, dessa vez no Olympia.

"Finding Joseph I: The HR From Bad Brains Documentary" fala sobre o vocalista dos Bad Brains, HR. Um dos expoentes do punk rock americano, HR teve sua carreira prejudicada por problemas de saúde, como esquizofrenia. Ainda na ativa, o filme traz um pouco do pensamento do cantor e sua luta contra a enfermidade e sua relação com rastafarianismo. Filme obrigatório, não só para fãs de música, mas também para interessados em psiquiatria.

O Festival

Abertura do Festival In-Edit Barcelona (foto: Maurício Gaia)

O In-Edit Barcelona aconteceu durante os dias 25 de outubro e 5 de novembro, em meio à crise política envolvendo a Espanha e Catalunha. No primeiro final de semana, com a cidade impactada pela declaração unilateral de independência da província, o festival foi afetado diretamente, com poucas pessoas saindo das ruas ou da frente da televisão para ir ao cinema. A primeira projeção de "Endurance", documentário sobre o Sepultura, foi uma vítima direta disso: pouco mais de 80 pessoas se animaram a ir ao cinema.

Ainda assim, em outros dias, se observou uma ocupação boa – a abertura do festival, com o filme "Liberation Day", sobre a apresentação do Laibach na Coréia do Norte (!), em função do aniversário da revolução (!!), fez com que a sala Aribau Multicines 5, com mais de 760 lugares, estivesse quase lotada.

No sábado, foram anunciados os vencedores do festival: "Ciudadano Fernando Gallego: Baile o Muere. El Documental sobre Nando Dixkontrol" foi o vencedor do panorama nacional e "Where You Meant To Be", sobre Aidan Moffat, ex-vocalista do Arab Strap, venceu o panorama internacional. O filme "Cassette: A Documentary Mixtape", que homenageia Lou Ottens, o visionário criador da fita cassete.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Iggy Pop, Josh Homme, Madness e Bad Brains são os destaques do In-Edit Barcelona - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts