Topo

Álbum solo de Rik Emmett, do Triumph, será lançado no Brasil

Combate Rock

12/10/2017 06h44

Marcelo Moreira

Demorou, mas finalmente os maiores nomes do rock canadense se juntaram para fazer música. Bem, pelo menos alguns deles. Integrantes de Rush e Triumph tocaram juntos no mais recente álbum solo de Rik Emmett, ex-guitarrista do ótimo Triumph.

Emmett lançou no ano passado, com a banda de apoio, RESolution9 o álbum "RES 9" com a participação de Alex Lifeson, guitarrista do Rush, em duas músicas. E o mais legal é que finalmente o álbum ganhará uma versão brasileira deste lançamento histórico – a iniciativa é da Hellion Records, gravadora e selo paulistano que um dia também foi loja na Galeria do Rock.

"Human Race" tem um solo bem legal de Lifeson, embora a canção esteja mais para pop do que para o hard rock que caracterizou o trio Triumph.

O guitarrista do Rush ainda toca na faixa "End of the Line", que tem outra estrela, desta vez nos vocais: James LaBrie, vocalista da banda norte-americana Dream Theater. LaBrie também é canadense, e participa ainda de outra música: "I Sing".

O álbum está distante do hard rock poderoso que o Triumph fazia. Assim como em toda a sua rica carreira solo, Emmett passeia do jazz ao hard pop, passando pelo blues, pelo country e pelo folk. Senão não é extraordinário, "RES9" é bem bacana, gostoso de ouvir e tem uma produção simples, mas bastante eficiente.

Encontro oficial

Triumph e Rush se juntaram em 2011 em uma versão para "Red Barchetta", do Rush, que teve Emmett nos vocais nas guitarras e o baterista Neil Peart, do Rush. A iniciativa foi patrocinada pela banda Sonic Elements, que é uma espécie de banda virtual ou, como dizem os americanos, uma "fantasy rock band".

O álbum "RES9" também será marcante por reunir o Triumph em estúdio após 29 anos – Emmett saiu para engatar uma bem-sucedida carreira solo em 1988, enquanto a banda seguiria até 1993 com Phil X no lugar do guitarrista fundador.

O baterista e vocalista Gil Moore e o baixista Mike Levine participam na canção que encerra o trabalho, "Grand Parade". Sobre a reunião do Triumph nesta faixa, Rik Emmett comentou, em uma emissora de rádio de Toronto, que ficou feliz com a reunião quase 30 anos depois – ao vivo, o trio se juntou para um show concorrido no Sweden Rock Festival de 2008, que rendeu um CD e um DVD.

"Existe uma química entre nós, é inegável, senão o Triumph não teria sido o que foi e o que representa até hoje", disse Emmett quando do lançamento do álbum. "Este álbum representa a jornada da minha vida. Há uma linha de positividade nos álbuns que gravei desde 1988, pode-se dizer que é um resumo bacana do que sou como músico."

"Este álbum representa uma jornada através da minha vida", continua Emmett. "A ideia por trás de muitas dessas músicas é tentar descobrir quem eu sou e por que estou fazendo o que estou fazendo. Há um tópico comum de positividade aqui que liga os registros que eu fiz há 30 anos. O que eu aprendi ao fazê-los? Você vai ouvir tudo isso ecoado nos grooves deste álbum."

O guitarrista revelou que está muito feliz com o momento atual de sua carreira, insinuando que dificilmente voltará a fazer algo com o Triumph.

"Você não pode realizar esse tipo de projeto 100% por você mesmo", acredita Emmett. "É preciso muitas pessoas trabalhando juntas para fazer algo assim acontecer. Eu voltei ao velho ditado que diz: 'O sucesso tem muitos pais e o fracasso é um órfão'. Eu sabia que eu tinha que espalhá-lo por toda parte. É importante manter os caras da minha banda muito felizes."

Em "RES 9", Emmett é acompanhado pelo guitarrista Dave Dunlop, pelo baixista e tecladista Steve Skingley e pelo baterista Paul DeLong, que formam a banda RESolution9.

– A gravadora Hellion Records anuncia que lançará o novo álbum da banda Rik Emmett & RESolution9, "RES 9″, em novembro no Brasil . "RES 9″ conta com as participações do guitarrista Alex Lifeson (Rush), do vocalista James LaBrie (Dream Theater) e de seus companheiros do Triumph, o baixista Mike Levine e o baterista Gil Moore. "Este álbum representa uma jornada através da minha vida", observa Emmett. "A ideia por trás de muitas dessas músicas é tentar descobrir quem eu sou e por que estou fazendo o que estou fazendo. Há um tópico comum de positividade aqui que liga os registros que eu fiz há 30 anos. O que eu aprendi ao fazê-los? Você vai ouvir tudo isso ecoado nos grooves deste álbum", contou Rick Emmett. De fato, o escopo das 11 músicas profundamente sinceras no álbum "RES 9″ cobrem toda a carreira emocionante de Rick Emmett. A banda RESolution9 é composta pelo quarteto de Rik com Dave Dunlop na guitarra, Steve Skingley no baixo e teclados, e Paul DeLong na bateria. Dunlop e Skingley também coproduziram RES 9 com Emmett. Emmett acredita muito no trabalho em equipe, e para ele, a vibração geral do RES 9 é claramente refletida na fraternidade e camaradagem compartilhada entre todos os artistas que fizeram essa música especial juntos. "Você não pode realizar esse tipo de projeto 100% por você mesmo", acredita Emmett. "É preciso muitas pessoas trabalhando juntas para fazer algo assim acontecer. Eu voltei ao velho ditado que diz: "O sucesso tem muitos pais e o fracasso é um órfão". Eu sabia que eu tinha que espalhá-lo por toda parte. É importante manter os caras da minha banda muito felizes", explicou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Álbum solo de Rik Emmett, do Triumph, será lançado no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts