Topo

Herói da resistência: loja Metal vende música há 33 anos no ABC

Combate Rock

01/10/2017 06h50

Marcelo Moreira

Jean Gantinis, da Metal Discos (FOTO. REPRODUÇÃO YOUTUBE)

A esquina é movimentada, perto do começo do calçadão do centrão de uma cidade superpopulosa em um território pequeno na Grande São Paulo.

Santo André sempre rivalizou com a vizinha São Bernardo como a mais rock and roll da região metropolitana – até mais do que a capital, também vizinha.

É lá que resistem a loja e o bar A Gruta, que vendem CDs, DVDs e acessórios de rock. É lá que ainda existem feiras de vinis e bancas de jornais que se tornaram sebos conhecidos nacionalmente.

E é lá que ainda resiste a Metal, loja de música que divide a honra com a Merci, de São Bernardo, e a Rick and Roll, na vizinha São Caetano, como as "últimas casas de rua que comercializam música no mundo".

Hoje a Metal, que fica na esquina movimentada citada – ruas Álvares de Azevedo e Elisa Fláquer – será homenageada por seus 33 anos de atividade, um sonho de um moleque de 14 anos que queria viver de rock e disseminar o rock.

O comerciante, Jean Gantinis, 47 anos, também é guitarrista, e diz estar preparado para ficar mais 30 à frente de sua loja espalhando música boa, ao lado dos filhos Jimi e Lian, que o ajudam a tocar o negócio.

A partir das 10h deste 1º de outubro, no Parque Da Juventude em Santo André, várias bandas subirão ao palco para homenagear os 33 anos de história da loja Metal e da atuação do Jean nessa onda toda. Ele próprio irá se apresentar com sua banda Montanha.

A revista digital Estranhos Atratores fez uma bela homenagem à longevidade da Metal e ao seu proprietário. Clique aqui e leia a reportagem na íntegra.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Herói da resistência: loja Metal vende música há 33 anos no ABC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts