Topo

The Cult demora a engatar e faz apresentação sem brilho em São Paulo

Combate Rock

23/09/2017 07h17

Marcelo Moreira

The Cult (FOTO: DIVULGAÇÃO/MERCURY CONCERTS0

A missão era bastante indigesta: abrir o primeiro show do Who na América Latina, no São Paulo Trip, na quinta-feira, no Allianz Parque.

Embora tivesse um bom cartaz no Brasil, The Cult nunca empolgou realmente as plateias brasileiras – e o Brasil evoca más lembranças à banda, pois foi em 1994, minutos após uma apresentação no Rio de Janeiro, que uma briga rumorosa entre os integrantes selou o fim as atividades do grupo até então.

Assum como o Who, o Cult está reduzido a uma dupla da formação clássica – o vocalista Ian Astbury e o guitarrista Billy Duffy.

A dupla se esforçou bastante em um show competente, mas sem empolgação. Sobraram farpas para o público e a resignação de que todo mundo tinha ido lá para ver a atração principal, e não a banda de hard rock sensação dos idos de 1985-1986 na Ingllaterra.

O começo foi burocrático, meio no piloto automático, mas depois a apresentaação foi melhorando à medida que Duffy esquentava com solos interessantes e uma timbre característico do som do grupo.

O peso da responsabilidade, aparentemente, deixou Astbury um pouco aturdido e irritadiço, a julgar pelos comentários frustrados a respeito do público.

Primeiro ele reclamou da falta de entusiasmo do público, e depois voltou sua ira para o que ele consideroum um excesso de gente filmando com celulares ou então não prestando a atenção ao show, preferindo as redes sociais. "Mande um recado para minha mãe", ironizou o Cult.

Talvez com menos responsabilidade para entreter uma plateia desinteressada e um pouco hostil, Duffy deu de ombros e resolver trabalhar duro e deu certo. Com uma sucessão de hits, o show melhorou consideravelmente e a guitarra tomou conta da apresentação.

"Lil' Devil" trouxe de volta o clima oitentista do Cult, com um belo trabalho de guitarras. "Sanctuary" soou um pouco devagar e mais climática, mas empolgou, assim como "Sweet Sooul sister".

Mas a redenção veio na grande versão de "Fire Woman", onde finalmente Astbury mostrou que é um ótimo músico – deixando de lado a impressão de que estava empurrando o show.

Por fim , o apoteótico final com a excelente "Love Removal Machine", um dos hinos do grupo, onde o som pesado dominou o ambiente e conseguiu colocar as pesosas para dançar e curtir.

Por mais que a banda soe datada – são os mesmo timbres oitentiistas de guitarra e um cllima soturnamente gótico de fundo -, o Cult tem um bom show e uma boa safra de hits para entreter. No entanto, definitivamente, o show paulista da banda em 2017 esteve bem longe de seus melhores dias.

Já o Alter Bridge, que abriu a noite, agradou com seu rock alternativo metido a hard rock. pesou a favor o bom trabalho realizado pelo vocalista Myles Kennedy, que também canta na banda solo de Slash.

Remetendo a um som um pouco mais moderno e guitarras um pouco estridentes, a banda fez bons números com as canções "Come to Life", "Water Rising" e "Open Your Eyes."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

The Cult demora a engatar e faz apresentação sem brilho em São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts