Topo

Programa Combate Rock - Liberdade de Expressão e Censura

Maurício Gaia

22/09/2017 18h08

Em tempos em que se defende o fechamento de exposições e perseguições a artistas devido aos temas abordados em suas obras, o programa Combate Rock aborda o tema.

No primeiro bloco, relembramos a história da Dorsal Atlântica, que teve seu início de carreira marcado por perseguições, graças a músicas que criticavam a Igreja Católica. Parte dessa história você pode ler aqui. Além da Dorsal, também apresentamos artistas que fizeram da crítica à religião parte de seus trabalhos.

Planet Hemp, saindo do xadrez em Brasília, pelo crime de "apologia ao uso de drogas", em 97. (Foto: Alan Marques/Folhapress)

No segundo bloco, o assunto é Brasil: censura nos tempos da ditadura militar, perseguições a artistas, prisões – por incrível que pareça, essa ainda não é uma página virada no país.

Como o atraso não é um monopólio brasileiro, o terceiro bloco é dedicado a lembrar do infame "Parents Music Resource Center", grupo liderado por Tippi Gore (casada com Al Gore) em 1985 e que chegou a propor, simplesmente, a censura de músicas que fossem consideradas "ofensivas" (sabe-se lá a quem).

O último bloco, repassamos alguns destaques da semana passada: a morte de Grant Hart (ex-baterista do Husker Dü); o novo lançamento do Living Colour, o álbum "Shade"; a trilha sonora do filme "Bingo – O Rei das Manhãs" e Feed Dog – Festival Internacional de Documentários de Moda, que acontece em São Paulo (sim, tem música e tem rock na moda)

Clique no player para ouvir

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Programa Combate Rock - Liberdade de Expressão e Censura - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts