Topo

O metal e Pabllo Vittar contra o preconceito e a homofobia

Combate Rock

13/09/2017 07h00

Marcelo Moreira

Ouvindo emissoras de rádio populares e programas de TV ruins na atualidade tem-se a impressão de que nunca se produziu tanta porcaria na música pop atual, tanto no Brasil quanto no exterior.

Pode ser mera impressão, mas é inacreditável como a música péssima prolifera com rapidez, indo da inacreditável Anitta e do péssimo Liniker a coisas ainda piores como Lorde, Lady Gaga, Katy Perry e a infindável série de lixos que o chamado rhythm & blues atual dos Estados Unidos produz.

Um cantor incensado pela comunidade LGBT e que caiu nas graças de parte expressiva do público que se contenta com pouco chama-se Pabllo Vittar. Sua música é tão ruim quanto a dos outros artistas citados.

Por que me dou ao trabalho de perder tempo com esse tipo de artista? Porque, infelizmente, ele simboliza algo que todos nós devemos combater: ele é vítima de intolerância racial e homofobia, e por isso precisa ser defendido.

O assunto é importante porque surge em uma semana em que uma exposição de artistas plásticas foi cancelada em Porto Alegre por um grupos de lixos humanos identificados com o fascismo e com o conservadorismo mais nojento que existe – com o apoio explícito da excrescência chamada MBL (Movimento Brasil Livre).

O blogueiro Julio Feriato, em seu Heavy Nation/UOL, publicou dias atrás uma notícia exclusiva onde uma banda brasileira de heavy metal estaria prestes a fazer um convite para Pabllo Vittar cante em seu próximo CD e, possivelmente, em um videoclipe.

Feriato não deu o nome da banda, e a nota que publicou é bem curta. No entanto, foi o suficiente para que o assunto ganhasse proporções grandes e que, infelizmente, a música ficasse em segundo o plano.

Houve um tempo em que o gueto do heavy metal se achava "diferenciado" – os apreciadores do estilo se julgavam mais bem informados, mais qualificados, com mais bom gosto e até mesmo inteligentes, coisas que as pessoas realmente inteligentes nunca levaram a sério.

Entretanto, o nível de parcela expressiva dos que se dignaram a fazer comentários a respeitos em muitos ambientes da internet é baixíssimo, jogando quase tudo e todos na vala comum da lama.

Q qualidade musical de Vittar pouco importou. Sobraram comentários ofensivos e preconceituosos, do naipe de "heresia", "nojento", "asqueroso", "não dá para misturar esse tipo de gente", "banda vendida" e outras coisas bem escrotas.

Muitos ignoram as constantes colaborações que bandas como Angra, Sepultura e outras fizeram com artistas tidos como estranhos ao mundo do rock e do metal – bem mesmo o excelente cantor lírico Édson Cordeiro, nos anos 80, sofreu tantos ataques ao se bandear para o rock e a música pop.

Vivemos tempos sombrios e perigosos, onde a intolerância e o autoritarismo de parte da sociedade ganham corpo e ameaçam a democracia. É gentalha que gosta de ditadura militar e de policiais batendo em manifestantes e matando indiscriminadamente.

Quem venha a parceria entre Pabllo Vittar e a banda de metal para combater o preconceito, a intolerância e a homofobia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O metal e Pabllo Vittar contra o preconceito e a homofobia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts