Topo

Estreia do Pink Floyd em disco, há 50 anos, inaugurou a 'vanguarda' no rock

Combate Rock

04/08/2017 18h20

Marcelo Moreira

Capa do álbum 'The Piper at the Gates of Dawn'

O Pink Floyd surgiu efetivamente em 1965 com a união de alguns estudantes da Universidade Cambridge, mas todo mundo acredita mesmo que a banda nasceu em 1967, com o lançamento de "The Piper at Gates of Dawn", a estreia em álbum.

Início ou auge da psicodelia britânica, que ainda reverenciava o furacão Jimi Hendrix, que chegara a Londres meses antes?

Um dos pilares do rock britânico dos anos 60, o álbum teve grande impacto na crítica musical, assim como a estreia em vinil de The Doors, mas o público demorou mais do que o esperado para assimilar o petardo psicodélico do então quarteto.

As melodias torta e as letras sarcásticas e lunáticas do guitarrista e vocalista Syd Barrett pareciam não se encaixar dentro de um novo padrão que se estabelecia a partir do mágico "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles.

E, no entanto, "Piper" estabeleceu, de certa forma, um contraponto ao flower power californiano – levando muito à frente a coisa do paz e amor e muito mais.

O estranhamento – e, de certa forma, o começo do encantamento, já ocorria desde final de 1966, quando a banda fazia concorridas sessões de música ao vivo em clubes alternativos e também no fundamental UFO, local que praticamente catapultou o Floyd e o The Move.

As experiências visuais e sonoras do show do quarteto de Cambridge, misturado com as drogas recém-chegadas e multiplicadas, acrescentaram um colorido excitante e exótico ao som, caindo nas graças dos críticos mais modernos.

Catapultados a grande novidade do underground, os integrantes do Pink Floyd radicalizaram embalados pelas ideias caóticas e aparentemente indecifráveis de Barrett, ainda sem noção do impacto que causariam.

"The Piper at the Gates of Dawn" simbolizou o início de uma nova era musical para o underground do pop rock como um todo, e talvez esse seja, fora a qualidade musical, o grande mérito da obra: ter se tornado uma referência maior de cultura underground em uma década fervilhante e alta produtividade.

Se o público demorou para deglutir as texturas sonoras de Syd Barrett, também é fato que a banda então iniciante teve concorrentes de peso naquele mágico ano de 1967.

Os Beatles "acabaram" com o jogo com o extraordinário "Sgt. Pepper's", mas o jogo era pesado: os Beach Boys ainda saboreavam a obra-prima "Pet Sounds"; The Doors estreavam quebrando tudo, enquanto The Who decidia ousar com "The Who Sell Out" e sua virulenta e sarcástica crítica ao consumismo e ao mundo do marketing; Jeff Beck estreava com o maravilhoso "Truth", enquanto que Jimi Hendrix contra-atacava com os não menos maravilhosos "Are You Experienced" e "Axis: Bold As Love" (duas porradas em álbum lançadas em menos de seis meses!!); os Rolling Stones viriam no fim do ano com incompreendido e confuso "Their Satanic Majesties Request" e os Moody Blues decidiam inaugurar as colaborações com a música erudita, dando o pontapé no rock progressivo, com "Days of Future Passed".

Com tanta coisa rolando, o álbum do Pink Floyd ficou encalacrado entre tanta genialidade, mesmo conseguindo boa repercussão.

O que era mera curiosidade com os singles "Arnold Layne" e "See Emily Play" ganhou contornos de arte de vanguarda, segundo alguns teóricos da cultura pop, com pérolas musicais como "Astronomy Dominé", um exemplo extraordinário de psicodelia, e das surrealistas "Bike" e "The Scarecrow"

E o que dizer da futurista e visionária "Instertelllar Overdrive", com sua estrutura complexa e arranjos "tortos", em uma tentativa de de desconstruir uma "narrativa", para usar jargões atuais de teóricos de esquerda?

Apesar de fora dos padrões, há uma concessão ao mundo normal, com o rock rápido e urgente "Lucifer Sam", totalmente mergulhado na psicodelia, mas que traz uma guitarra sensacional e dissonante de Syd Barrett, indicando o que poderia ter sido o Floyd se o líder, no caso ele mesmo, não tivesse sucumbido a um colapso nervoso e a uma série de problemas psiquiátricos, responsáveis por seu afastamento definitivo da banda e janeiro de 1968.

"Piper" é um dos grande marcos do rock, que estabeleceria as bases de um ramo prolífico e duradouro da música pop, além de, não intencionalmente, fundar as bases do sucesso do colosso que viria a se tornar o Pink Floyd.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estreia do Pink Floyd em disco, há 50 anos, inaugurou a 'vanguarda' no rock - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts