Topo

Black Country Communion retorna e lança o primeiro clipe do novo trabalho

Combate Rock

03/08/2017 07h05

Marcelo Moreira

Black Country Communion: da esq. para dir., Joe Bonamassa, Derek Sherinian, Glenn Hughes, o produtor Kevin Shirley e Jason Bonham (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK/KEVIN SHIRLEY)

Desde que a notícia do retorno da banda Black Country Communion surgiu, no final do ano passado, a expectativa a respeito do novo trabalho de estúdio do quarteto cresceu ao longo do tempo, embora o maior problema antigo permaneça: a lotada agenda do guitarrista Joe Bonamassa.

O ás da guitarra continua trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo, mas acertou os ponteiros com o baixista e vocalista Glenn Hughes (ex-Deep Purple e Black Sabbath) e conseguiu vaga em seus compromissos para sentar com os companheiros para compor o novo álbum.

O primeiro fruto pode ser visto no YouTube com a divulgação do primeiro clipe da reunião, "Collide", uma faixa interessante, poderosa e com um riff cativante.

O grupo, que tem ainda Jaosn Bonham (bateria) e Derek Sherinian (teclados, ex-Dream Theater), acabou em 2013 com estremecimento geral nas relações entre todos os integrantes. O mal-estar , na época, foi evidente por conta da pouca disposição do guitarrista em abrir mão de compromissos solo em prol da banda.

Apesar da boa qualidade do material, já surgem as preocupações: será que a banda vai repisar no terreno conhecido e se acomodar, repetindo a fórmula que deu certo anos atrás?

"Collide" é legal, mas é mais do mesmo. Em três álbuns de estúdio e ao um vivo lançados em menos de cinco anos de atividade, o Black Country Communion manteve um pique extraordinário, com evolução constante, tanto que o terceiro álbum, "Afterglow", é o melhor até agora.

Se o primeiro álbum, autointitulado, surpreendeu com um hard rock/hard blues rejuvenescido e intenso, conseguindo fazer algo diferente em um subgênero estagnado, o segundo, "Black Country Communion 2", representou vários passos à frente, expandindo o hard rock em direção ao heavy e ao rock progressivo. "Afterglow" manteve o pique, só que canções ainda melhores e mais trabalhadas.

"Collide" é uma música que poderia perfeitamente estar no segundo trabalho, e aqui vemos o que pode representar certa decepção para quem deposita grandes esperanças de ver um grande álbum, ainda melhor do que "Afterglow".

A canção soa um pouco repetitiva, trazendo ainda alguns elementos que foram apresentados por Glenn Hughes no trio California Breed, que montou logo após o fim do Black Country.

Como não poderia deixar de ser, os destaques são a guitarra de Bonamassa, que domina completamente a arte do hard rock puxado para o blues (obviamente) e a performance vocal de Hughes, que espanta mesmo os seus maiores fãs.

O retorno do Black Country foi resultado de meses de negociação entre os quatro integrantes, que incluiu uma lenta reaproximação entre os líderes, Bonamassa e Hughes.

O acordo prevê que a agenda apertada de Bonamassa será respeitada, envolvendo pequenas turnês pelos Estados Unidos e pela Europa.

Aparentemente, Hughes ficou resignado com o fato de que o guitarrista não tratará o Black Country Communion como uma prioridade. Seja como for, podemos esperar um bom álbum, forte e com boas canções, mas que não deverá ter o fôlego dos álbuns anteriores, justamente por conta da interrupção das atividades.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Black Country Communion retorna e lança o primeiro clipe do novo trabalho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts