Topo

Paul Weller e Imelda May: o pop britânico sofisticado e de bom gosto

Combate Rock

29/06/2017 07h05

Marcelo Moreira

Melodias fáceis, construções harmônicas bem elaboradas e letras nem acima da média. O pop britânico retoma uma faceta sofisticada na música de dois artistas ousados e corajosos, em contraste com o pop radiofônico e, até certo ponto, comum e pouco audacioso de gente como Adele.

O guitarrista e cantor Paul Weller, veterano das bandas The Jam e Style Council, se especializou em compor músicas de extrema beleza e de qualidade acima da média, assim como suas letras.

Flertando com o jazz e com o soul com a banda extraordinária chamada Style Council, manteve a pegada em sua carreira solo a partir dos anos anos 90, com álbuns ótimos com "Heavy Soul". "22 Dreams", "Wild Wood" e "Stanley Road".

"A Kind Revolution" é seu mais recente trabalho de músicas inéditas. Curiosamente, como se fosse uma comemoração aos 40 anos de carreira e 25 de trabalho solo, Weller decidiu fazer um compilado de suas influências. E o resultado é soberbo.

Tanto em sua versão normal como na deluxe,  o que observamos é um trabalho de extremo bom gosto e inteligência, seja nas letras como nos arranjos de altíssima qualidade.

O Weeler punk ressurge na urgência de como ele coloca alguns temas, sempre permeado de soul music e rhythm & blues, resgatando o seu passado neoMod e já indicando que também o punk estaria presente.

"Long Long Road" é um grande tributo ao passado, com guitarras cruas e seminais. "She Moves in the Fayre" flerta com o folk e com o blues, com uma letra de extrema sensibilidade, enquanto que "One Kid" e "Satellite Kid" resgatam um passando mais punk e mais melódico.

"Woo Sé Mama" tem clara influência da word music, com seus elementos tribais e arranjos inusitados, assim como "The Impossible Idea", que agrega elementos diferentes e inusitados a um pop de alta qualidade.

Paul Weller mostrou que está vivo, e muito mais: está na vanguarda do rock atual.

Já a irlandesa Imelda May resolveu radicalizar e mudar quase por completo. Conhecida pelo trabalho voltado ao rock clássico voltado para o rockabilly, notabilizou-se pelo extremo apuro conceitual em álbuns como "Mayhem" e "Tribal". com o apoio inestimável do marido, o guitarrista Darrel Higham.

Sua fama cresceu muito quando ela e o marido se associaram a Jeff Beck em uma série de trabalhos e a moça de toronou uma das cantoras mais importantes do Reino Unido, ao lado de Adele, Joss Stone e Imogen Heap – não coincidentemente, as duas últimas também divas de Beck.

Ela ama os anos 50 e 60, especialmente a soul music e o rhtyhm & blues, mas não pensou duas vezes: ousou e avançou no ótimo álbum "Live Love Fresh Blood", recém-lançado.

A diva elétrica e candidata a pin up do século XXI deu lugar a uma cantora e madura, romântica e inspirada, mas longe de ser brega ou passional como Adele.

O bom gosto predomina com o investimento no jaz e no blues, com canções fortes e letras diferenciadas. Aqui a influência de Higham é quase nula, o que gerou especulações de que a May tivesse rompido com o marido.

Quem dá as cartas na produção conjunta é o veteraníssimo T-Bone Burnett, guitarrista lenda norte-americano. Ela assina as 11 faixas do álbum, sendo que cinco com parceiros.

"Black Tears" é o destaque, principalmente pela elegante guitarra chorosa de Jeff Beck, em uma canção com clima saudosista dos anos 50, mas despojada de remorsos.

"Call Me" abre o CD em uma clima pop um pouco amargo, mas sereno, remetendo a coisas intensas e fortes como podemos observar nos trabalhos solo de Natalie Merchant (ex-10.000 Manicas).

"Six Senses" e "Human", por sua vez, trazem elementos pop jazzísticos, com arranjos sublimes e ótima condução das guitarras e mandolins. Não é exagero observar que traços de Stevie Nicks e Fleetwood Mac.

"Levitate" resgata um pouco da persona cinquentista anterior, enquanto que "When It's My Time" exacerba o romantismo que remete à soul music dos anos 60, temperado por um suingue maroto do pianista Jools Holland.

A aposta de Imelda May é alta, mudando a forma e a postura buscando uma posição além do nicho rockabilly que sempre a caracterizou. Embora não assuma, ela pretende entrar para o panteão das divas britânicas da música pop. O novo o álbum a credencia para isso.

<P

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Paul Weller e Imelda May: o pop britânico sofisticado e de bom gosto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts