Topo

A história da Dorsal Atlântica, agora em quadrinhos

Combate Rock

15/05/2017 06h44

Marcelo Moreira

Em sua autobiografia, o guitarrista Paul Stanley, do Kiss, diz que, em algum momento de sua longa carreira, teve de ouvir críticas pesadas por conta do "mercantilismo" que teria atingido o grupo, que licenciou sua marca para vender lancheiras, caixões, chaveiros, copos, boneco e até mesmo gibis com histórias em quadrinhos.

Será que a Dorsal Atlântica será alvo de críticas como o Kiss? Tomara que sim, já serão um combustível a mais para ajudar a banda carioca a vender mais e mais revistas.

O grupo está lançando uma revista com a sua história, que teve roteiro e desenhos do vocalista, guitarrista e líder, o multitarefas Carlos Lopes. Um pré-lançamento ocorreu no começo de maio na Semana Internacional de Quadrinhos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além de músico e de professor de música para crianças, Lopes é um talentoso desenhista – durante algum tempo tentou seguir a carreira, mas optou pelo rock em tempo integral.

"Sempre adorei desenhar e quase segui a profissão na imprensa. Depois de muito tempo voltei a desenhar e o projeto de contar a história da Dorsal em quadrinhos tomou forma muito rapidamente", disse o músico ao programa de web rádio Combate Rock.

O lançamento da biografia de uma banda de metal é um feito inédito por aqui, e ainda por cima envolvendo a Dorsal Atlântica, banda criativa e pioneira em vários aspectos, tanto musicais como de marketing.

"Assim como o cinema, as HQs proporcionam uma leitura artística e lúdica, diferentemente da interpretação literal dos fatos. O conceito do projeto não é reproduzir a biografia Guerrilha! em quadrinhos, mas acrescentar-lhe imagens, ideias, reflexões e principalmente uma visão diferenciada à saga", diz Lopes.

A "História em Quadrinhos da Dorsal Atlântica" tem 140 páginas . Da infância dos irmãos Lopes – que inclui o encontro com Raul Seixas que morava no mesmo prédio no Rio de Janeiro nos anos 70 -, aos primórdios da banda fundada em conturbado ambiente político, bastidores de shows, gravação dos discos, reflexões, crises, criação, amadurecimento.

O trabalho que emprega o simbólico para aprofundar questões. Arte gráfica em preto e branco necessária à imersão do leitor. Inclui também um texto explicativo sobre o processo de criação, charges e roteiros desenhados por outros artistas. Em breve serão anunciados os locais de venda do livro.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A história da Dorsal Atlântica, agora em quadrinhos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts