Topo

Após hiato de 20 anos, show do Midnight Oil traz celebração entre banda e público

Combate Rock

04/05/2017 17h00

Demétrius Carvalho, do É Apenas o que Eu Acho, especial para o Roque Reverso

Para a geração da internet, o Midnight Oil não parece despertar grande interesse, mas eles foram uma das bandas que tinha a verve contestadora do rock. Ficaram conhecidos por sua militância política no que tangia assuntos ambientais e do povo aborígene. Se isso não te convence, saiba que em sua origem, faziam cover de AC/DC e Focus e que os também australianos do Silverchair deles faziam quando surgiam.

Também para fechar as informações relacionadas ao comprometimento da banda com política, o vocalista Petter Garrett foi membro do parlamento australiano entre os anos de 2004 e 2013 praticamente encerrando as atividades da banda.

Mas vamos ao que interessa por ora. Pontualmente às 22 horas do sábado, dia 29 de abril, os australianos do Midnight Oil subiram ao palco do Espaço das Américas, na capital paulista. De cara, abrem o show com "Blue Sky Mine", colocando o público em direta sintonia com a banda.

Público esse girando pela casa dos 40 anos. Ou seja, basicamente o fã de quando a banda estava em seu auge, no fim dos Anos 80 e início dos Anos 90.

Havia um ou outro adolescente que por vezes eram filhos dos que por ali estavam. O resultado foi de um show com basicamente todas as músicas sendo cantadas por todo o público. O set list apresentado pela banda foi amplo e generoso.

Sempre paira uma dúvida no ar sobre as bandas que voltam à excursionar depois de muito tempo paradas. Mas,  do ponto de vista musical, não há o que se reclamar do espetáculo em São Paulo. A banda, que havia tocado na capital paulista pela última vez em 1997, estava afiada e com energia. Os membros do veterano grupo demonstravam estar tão felizes quanto a plateia.

Não houve banda de abertura como de costume. O show que começou pontualmente 22 horas também terminou dentro do horário previsto de meia-noite.

Foram duas horas de show com hits dos Anos 80 e 90 que incluíam a já citada "Blue Sky Mine", além de "The Dead Heart", "Forgotten Years"e "King of the Mountain", entre outros.

Se a banda estava afiada, a acústica da casa e os técnicos de som também.

Em passagem pelo Brasil, o Midnight Oil ainda tem na agenda shows no Rio de Janeiro (30 de abril) e Brasília (2 de maio) antes de prosseguir uma tour mundial.

Há rumores de que a banda pode lançar material novo em breve. Pelo primor do show em São Paulo, que venham novos discos e shows.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após hiato de 20 anos, show do Midnight Oil traz celebração entre banda e público - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts