Topo

Documentário mostra o auge da carreira de Stevie Ray Vaughan

Combate Rock

25/04/2017 07h07

Marcelo Moreira

Quis o destino que o maior discípulo de Jimi Hendrix tivesse uma passagem tão meteórica por nosso planeta quanto o seu ídolo. O guitarrista negro de Seattle mudou a música e a cultura do Ocidente em apenas quatro anos, enquanto que o mago Stevie Ray Vaughan ficou por dois anos a mais.

O surgimento e a passagem do texano foi tão assombrosa que o mestre Eric Clapton o encheu de elogios e mesuras, assim como B.B. King e Buddy Guy.

Vaughan morreu em 1990, em um acidente de helicóptero após um show, e agora ganha um documentário extraordinário que mostra a sua trajetória, dando maior destaque para o período de maior sucesso comercial, entre 1984 e 1989.

O DVD "Lonestar: Stevie Ray Vaughan 1984-1989" esbarra um pouco nos anos de formação, já no finalzinho da década de 70, e menciona a importância do primeiro álbum lançado, "Texas Flood", em 1983.

Foi graças a esse álbum e à colaboração com David Bowie que Stevie escapou da "jaula" do blues e se tornou um nome mundial do pop e do rock, lançando as bases para shows lotados no Carnegie Hall, em Nova York, em 1984, e para o "best seller" "Couldn't Stand the Weather", álbum estouradaço de 1984.

É o documentário mais rico já lançado sobre o guitarrista texano, com raras imagens de filmes, entrevistas exclusivas com muitos amigos, profissionais da indústria e dos escritores que documentaram a carreira do músico.

Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento no Brasil – nos Estados Unidos, chegou ás lojas em março.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Documentário mostra o auge da carreira de Stevie Ray Vaughan - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts