Topo

Kurt Cobain, 50 anos: único legado relevante do Nirvana é o Foo Fighters

Combate Rock

24/02/2017 07h16

Marcelo Moreira

Colaborou Roberto Capisano Filho*

Kurt Cobain (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Sem o pavoroso Nirvana não haveria o bacaninha Foo Fighters. Quem disse que o trio liderado por Kurt Cobain não serviu para alguma coisa?

Na data que marca os 50 anos do guitarrista e vocalista Kurt  Cobain, caso estivesse vivo, retornam as discussões e discussões a respeito do legado do abominável grunge e suas bandas toscas e sonoridade deliberadamente pobre. Será que realmente não passa disso o tal do "movimento" que apenas tentou emular a rebeldia e a suposta fúria do punk rock, só que em uma vertente "intimista" e depressiva?

Contra todos os prognósticos, a música grunge saiu de um gueto chuvoso do noroeste dos Estados Unidos graças a uma parcela da mídia daquele país sedenta por alguma novidade musical – qualquer uma, ainda que fosse uma cópia mal disfarçada do punk, em termos sonoros, e de uma breguice caipiresca gritante no visual, com as blusas e camisas de flanela à la lenhador. É não que muitos incautos compraram a ideia, especialmente um bando de caças-talentos ameaçados de perda de emprego nas gravadoras e selos?

Vinte e dois anos depois do fato que decretou a morte do tal "movimento", o que restou foi um culto "jim morrisoniano" ao rebelde atormentadinho do grunge e à meia dúzia de bandinhas que não sobreviveram ao quinto aniversário do estouro do Nirvana – estamos falando de 1996, quando já ficava claro que apenas o Pearl Jam continuaria vivo, largando inteligentemente o rótulo pegajoso e datado "grunge" para expandir a sua sonoridade e se tornar uma das grandes bandas do nosso tempo.

A banda de Eddie Vedder provou que era bem mais do que os acordes básicos e distorção desmedida do Nirvana e demais seguidores, tanto que é de longe a melhor e mais longeva daquela safra quase que inteiramente desagradável. Soundgarden e Alice in Chains até que tinham algum potencial, mas sucumbiram à desidratação do grunge e às brigas internas alguns anos depois.

As duas bandas, após separações não muito cordiais, conseguiram se reinventar no final da primeira década do século XXI e se tornaram respeitáveis ao lançar novos trabalhos com muito pouco do passado flanelado e não muito abonador, tanto que o Soundgarden fez uma apresentação honesta e interessante no último final de semana em Interlagos, na zona sul de São Paulo, no festival Lollapalooza. Houve quem dissesse que finalmente, 26 anos depois, o grupo virou uma banda de verdade. Será?

O Nirvana se tornou um símbolo de uma geração que acreditava não se sentir representada pelo rock do biênio 1990-1991, com bandas como Metallica, Guns N'Roses, Van Halen e Queensryche, todas excelentes, cada vez mais gigantes, enquanto o chamado hard rock californiano caía de cabeça em um beco sem saída por conta da repetição de fórmulas gastas de cinco anos antes.

Ao mesmo tempo, o pop rock  finalmente reconhecia a qualidade alta de um R.E.M. e regatava um gênio como Iggy Pop, só que, por outro lado, despejava porcarias como Jesus Jones, Happy Mondays, Stone Roses, Sigue Sigue Sputnik e coisas parecidas, deixando no limbo indies verdadeiramente representativos, como Pixies, Sonic Youth e os esquisitos do Primal Scream.

Tiro no pé

O triste da questão é que a opção dessa juventude foi algo ainda pior – um "manifesto" liderado por um bando de moleques que não sabiam tocar querendo imitar tanto a música como a atitude punk, mas sem êxito, além de "criar" uma suposta estética (em todos os sentidos) despojada, mas que na verdade revelou apenas total falta de criatividade. Ousaram transformar Seattle, a cidade de Jimi Hendrix, Queensryche e outras coisas interessantes, na capital grunge flanelada.

De repente, a mídia achou que ali tinha qualidade musical que merecia alguma atenção. Na falta de alguma realmente rebelde e inovadora, por que não essas bandinhas toscas e depressivas?

Inventaram uma cena que não existia, insistiram no embuste musical e acabaram convencendo um bando de incautos – primeiro nos Estados Unidos, depois no mundo inteiro – que existia um "movimento" musical em Seattle, com moleques "despojados, independentes, mas criando algo novo e revolucionário".


Combate Rock Drops sobre Kurt Cobain. Clique para ouvir.

Reconheçamos que foi um grande golpe de marketing, com alguns gênios de gravadoras conseguindo cooptar a molecada com "atitude" e "independência" com uma facilidade incrível. Tudo bem que o punk rock tinha feito muito mais e muitíssimo melhor 15 anos antes, mas isso, na época, foi apenas mero detalhe.

O movimento punk pode não ter sido aquela beleza musicalmente, mas como fenômeno cultural foi um marco na cultura ocidental, goste-se disso ou não. Impregnou o mundo de um sentimento de anarquia, revolta e desilusão como nenhum outro movimento jovem conseguiu. Goste-se ou não, aquilo foi uma revolução.

São apenas duas as conexões entre o punk e o grunge: a pouca duração e a imensa quantidade de músicos ruins, que não sabiam tocar. No mais, o grunge como "movimento" musical ou de comportamento foi um embuste. Rapidamente cooptados pelo sistema, os músicos não passaram de marionetes nas mãos do mercado fonográfico.

O fato é que o grunge durou bem menos que o punk. Kurt Cobain, guitarrista e vocalista do Nirvana, era um instrumentista fraco e nada inovador, e um compositor abaixo da média. Posou de garotinho atormentado e incompreendido e preferiu se matar a encarar sua indigência musical e a decadência do movimento.

As bandas de Seattle ao menos deram uma lição no rock: varreram para o lixo o artificialismo do hard rock farofa que dominou a música na segunda metade dos anos 80, vírus nocivo que contaminou muita gente boa, como Judas Priest, Saxon e Whitesnake, entre outros. Só mesmo um mercado fonográfico putrefato por esse tipo de artificialismo poderia permitir a ascensão do grunge.

Dave Grohl se livra do peso

O Nirvana serviu para pelo menos uma coisa: foi o  trampolim perfeito para o baterista Dave Grohl se lançar na cena musical mundial. Ele sempre foi a única coisa que valia a pena no grupo. Tocava – e toca – bateria com vontade, era o único que empolgava dentro do trio. Enquanto Krist Novoselic matava qualquer um de tédio, Cobain maltratava a guitarra com sua falta de técnica  – e maltratava o público com seu astral depressivo. Já Grohl fazia valer a pena ter pago ingresso para o show. Indiscutivelmente  era o mais talentoso da banda.

As músicas falam por si. Ouça "The Pretender", "No Way Back", "Wheels", "Long Road to Ruin", "Generator", "Breakout", "Monkey Wrench", "Big Me" e "White Limo", só para citar algumas. Passam longe da fórmula estrofe calma, refrão gritado, estrofe calma. O Foo Fighters faz um rock honesto, com energia, com boas melodias e sem se repetir o tempo todo. E passa longe daquele clima de desgosto com a vida que Cobain impunha ao Nirvana.

Não que Grohl não curtisse  o que fazia, mas tenho certeza que agora ele está muito mais satisfeito. Ele assumiu a linha de frente da banda, canta muito mais que Cobain (desculpe, mas a comparação é inevitável) e faz uma música que chama a atenção. O Foo Fighters merece respeito. Ou será que Jimmy Page e John Paul Jones, do Led Zeppelin, e Lemmy Kilminster, do Motorhead, e Tom Petty, e Paul McCartney piraram? Eles já estiveram em algum momento envolvidos com Grohl.

Não bastasse as qualidades de Grohl como músico, ele e o Foo Fighters têm um senso de humor que tem de ser ressaltado. Basta ver os vídeos da banda. Completamente diferentes daquela coisa sombria do Nirvana. E não digam que o mérito disso é do produtor do clipe, porque se os vídeos seguem essa linha é porque Grohl quer assim. O cara tem talento.

Em meio a tantas bandas que sobem no palco com ar de quem está lá contra a vontade e fazem vídeos que estão mais para velórios, o Foo Fighters carrega o verdadeiro espírito do rock and roll.

 

Uma das formações do Foo Fighters; Grhol é o de camisa preta (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

 * Roberto Capisano Filho, jornalista e ex-integrante do Combate Rock, participou da fundação do blog/programa de rádio, e em agosto de 2010, e hoje trabalha o Sebrae-SP.

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Kurt Cobain, 50 anos: único legado relevante do Nirvana é o Foo Fighters - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts