Topo

Livro referência sobre o Led Zeppelin ganha nova edição brasileira

Combate Rock

28/01/2017 06h56

Marcelo Moreira

Edição do livro que chegou ao Brasil em 2013, pela editora Larrousse

O jornalista inglês Mick Wall rivaliza com seus conterrâneos Joel McIver e Philip Norman como o mais prolífico e influente escritor de biografias de rock. Não tem a urgência jornalística do primeiro nem a sofisticação do segundo – assim como não tem a elegância estilística do norte-americano Peter Ames Carlin ou a descontração de outro americano, Marc Spitz.

Wall é o "sincerão" das biografias, de texto seco, direto e com riquezas de detalhes, sem a menor hesitação em revelar coisas complicadas de seus biografados ou mesmo de opinar negativamente sobre alguns aspectos das carreiras e obras dos biografados – como fez com Black Sabbath e Metallica, em dois bons livros.

Quando se trata de Led Zeppelin, no entanto, o jornalista assumiu outra persona, a julgar pela reverência com que tratou a banda e seus integrantes em "Led Zeppelin – quando os Gigantes Pisavam sobre a Terra", livro que ganha nova edição brasileira neste ano de 2017, agora pela Globolivros.

Em nenhum momento do denso e longo ensaio sobre a banda Wall nega a grande admiração pelo quarteto inglês que, de muitas formas, simboliza o rock e o rock pesado.

Essa admiração não o levou a pegar mais leve ou a escamotear passagens incômodas. Está tudo lá. Entretanto, a adoração ganha de goleada, a ponto de , estranhamente, turvar o foco da obra. Ainda assim, o livro é considerada a principal obra de referência sobre a banda, o que não é pouca coisa.

Em um primeiro momento, tem-se a impressão de que Wall precisava exorcizar o sensacionalista "Led Zeppelin – The Hammer of the Gods", escrito pelo jornalista norte-americano Stephen Davis em 1985, que apostou muito na mitologia e nas lendas que cercavam a banda. Dentro do mercado musical, a obra nunca foi levada a sério.

Apesar da reverência e da adoração, Mick Wall fez bem o seu trabalho, com uma pesquisa imensa e intensa, com centenas de entrevistas e acesso a vários documentos e coleções particulares. Seu próprio material é extraordinário, já que entrevistou dezenas de vezes os integrantes da banda, em especial o guitarrista Jimmy Page.

E é justamente o retrato de Page no livro que suscita dúvidas a respeito do que poderíamos chamar de equilíbrio editorial, digamos assim.

Após a leitura das mais de 500 páginas, com excelente tradução, fica claro que o guitarrista é o "personagem principal" quando se trata de analisar os caminhos e decisões artísticas tomadas pela banda.

Capa da edição de 2017, editada pela Globolivros

Por outro lado, o vocalista Robert Plant é tratado com certo distanciamento, enquanto o baixista John Paul Jones é visto com indiferença. O baterista John Bonham recebe um tratamento respeitoso e reverente, mas sua importância artística foi explorada de forma incompleta.

"Quando os Gigantes Pisavam sobre a Terra" tem muito mais méritos do que problemas, por mais que, às vezes, os exageros ofusquem a qualidade das informações.

É o caso das passagens "ficcionais" que entremeiam os capítulos, com textos escritos em primeira pessoa, como se fossem os próprios integrantes os autores, ora como se fosse um observador externo. Foi uma tentativa de dramatizar o texto, algo desnecessário e que banda acrescenta à obra.

Até certo ponto, o livro merece a chancela de referência sobre informações a respeito do Led Zeppelin. Mick Wall é um jornalista e escritor respeitado e reuniu um vasto compêndio de informações importantes, algumas exclusivas.

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Livro referência sobre o Led Zeppelin ganha nova edição brasileira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts