Topo

'Are You Experienced’, de Hendrix, completa 50 anos em 2017; ainda dá tempo de experimentar

Combate Rock

05/01/2017 07h00

Ricardo Gozzi – do site Roque Reverso

Alguns dos mais importantes álbuns da história do rock completam meio século neste 2017 que acaba de começar. Mas o que torna o ano de 1967 ainda mais interessante é o surgimento do álbum como um conceito artístico e a consolidação do rock como arma da juventude para tentar subverter a ordem de um mundo controlado por homens velhos, brancos, endinheirados e atavicamente conservadores – e qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência.

Para iniciar a resenha destes álbuns cinquentões, mas que parecem ter sido gravados ontem, o Roque Reverso elegeu "Are You Experienced", trabalho de estreia de Jimi Hendrix.

A guitarra e o roquenrow nunca mais seriam os mesmos depois de Jimi Hendrix.

Nascido nos Estados Unidos, Jimi Hendrix vinha abalando a cena roqueira de Londres no início da segunda metade dos anos 1960. Acompanhado do baixista Noel Redding e do baterista Mitch Mitchell, o guitarrista formou o The Jimi Hendrix Experience.

Os primeiros singles que formariam o álbum "Are You Experienced" vieram à tona ainda em 1966, entre eles, "Hey Joe". No início de 1967, os singles de "Purple Haze" e "The Wind Cries Mary" aumentaram ainda mais a expectativa em relação ao álbum.

Quando foi finalmente lançado, em maio de 1967, "Are You Experienced" saiu com duas versões bastante diferentes, uma à venda no Reino Unido e outra nos Estados Unidos. Algumas das mais conhecidas músicas de Jimi Hendrix, já lançadas nos singles, ficaram de fora da versão inglesa. É só comparar as listas de músicas para ver as diferenças gritantes.

Versão lançada no Reino Unido

1 – Foxy Lady
2 – Manic Depression
3 – Red House
4 – Can You See Me
5 – Love or Confusion
6 – I Dont't Live Today
7 – May This Be Love
8 – Fire
9 – Third Stone From The Sun
10 – Remember
11 – Are You Experienced?

Versão lançada nos Estados Unidos

1 – Purple Haze
2 – Manic Depression
3 – Hey Joe
4 – Love or Confusion
5 – May This Be Love
6 – I Dont't Live Today
7 – The Wind Cries Mary
8 – Fire
9 – Third Stone From The Sun
10 – Foxy Lady
11 – Are You Experienced?

Um dos motivos dessas diferenças todas foi a capacidade de Hendrix de produzir muito em pouquíssimo tempo. Outro foi a "jenialidade" dos gurus da indústria fonográfica.

Posteriormente, foi lançada uma versão integral de "Are You Experienced" que contou com as 15 músicas contidas nessas listagens e ganhou como faixas-bônus "51st Anniversary" e "Highway Chile", lados B dos singles de "Purple Haze" e "The Wind Cries Mary", respectivamente.

Nas paradas de 1967, "Are You Experienced" ficou atrás apenas dos Beatles. Qualquer comentário pejorativo a respeito da vendagem equivale a alegar que o Pepe não jogava tanta bola assim porque é só o segundo maior artilheiro da história do Santos Futebol Clube.

Com o lançamento de "Are You Experienced", Jimi Hendrix desencadeou uma revolução não apenas no rock, mas na maneira de se tocar guitarra, abrindo caminho para a era dos guitar heroes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Are You Experienced’, de Hendrix, completa 50 anos em 2017; ainda dá tempo de experimentar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts